Topo

França

Mbappé surpreende, supera trio galáctico e mira briga por melhor do mundo

Reuters
Imagem: Reuters

Dassler Marques, Felipe Pereira, Julio Gomes, Marcel Rizzo e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Petersburgo (Rússia)

10/07/2018 20h28

Os olhos do mundo se voltaram para a disputa particular entre Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar na Copa-2018. Finalistas e absolutos do prêmio de melhor do mundo nos últimos anos, o trio de galácticos sabia que uma atuação decisiva na Rússia poderia encaminhar o troféu dado pela Fifa ao final da temporada. Às vésperas do encerramento do torneio, no entanto, outro nome surge na briga: o francês Kylian Mbappé.

Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Nas oitavas de final, enquanto Ronaldo e Messi davam adeus à Copa, o jovem de apenas 19 anos já reforçava suas credenciais. Com dois gols, um pênalti sofrido e uma atuação histórica, comandou a França na virada sobre a Argentina por 4 a 3. Classificação garantida e mais um jogo para mostrar seu valor.

Nas quartas, era a vez de Neymar ser eliminado com o Brasil em atuação melancólica. Paralelamente, Mbappé ajudava a França a avançar. Mais uma boa atuação e vitória sobre o Uruguai por 2 a 0.

Na semifinal, se não brilhou como de costume, foi importante no triunfo por 1 a 0 que garantiu a sonhada vaga na final. Desde os primeiros minutos, o atacante do Paris Saint-Germain infernizou a vida da defesa da Bélgica com sua velocidade.

mbappé - AP Photo/Petr David Josek - AP Photo/Petr David Josek
Imagem: AP Photo/Petr David Josek

Com menos de um minuto, superou a marcação em ótima arrancada e cruzou para a área de Courtois. Minutos depois, ganhou da defesa em nova corrida e quase saiu na cara do goleiro belga. Se não marcava gols, Mbappé assustava a todo momento.

No segundo tempo, após o gol de Umtiti, se mostrou eficiente também na defesa, ao ajudar na marcação e evitar qualquer possível pressão belga em busca do empate. Ainda arranjou tempo para segurar a bola no ataque nos minutos finais da partida e contribuir na vitória que o levou à final.

E as credenciais para brigar pelo prêmio máximo da Fifa somam números impressionantes. Superiores até ao da dupla que vinha dominando o melhor do mundo nas últimas temporadas.

Com 19 anos, Mbappé tem 55 gols e 37 assistências em 124 jogos por França, Paris Saint-Germain e Monaco. Com a mesma idade, Cristiano Ronaldo acumulava nove gols e dez assistências em 71 jogos. Já Messi, tinha 30 gols em 83 jogos, além de 14 assistências.

No próximo domingo, em Moscou, Kylian  Mbappé será uma das grandes armas do técnico Didier  Deschamps para que a França conquiste o bicampeonato mundial. E na esteira de uma sonhada taça da Copa, o jovem já poderá mirar o troféu individual do final do ano.

Veja o número de gols e jogos de CR7, Messi e Neymar na Copa:

Cristiano Ronaldo - 4 gols - 4 jogos

Mbappé - 3 gols - 6 jogos

Neymar - 2 gols - 5 jogos

Messi - 1 gol - 4 jogos

França