Topo

França

Campeão em campo e no banco? Deschamps quer igualar Zagallo e Beckenbauer

Robert Cianflone/Getty Images
Imagem: Robert Cianflone/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/07/2018 17h28

Até hoje, apenas Zagallo e Beckenbauer conquistaram a Copa do Mundo como jogadores e técnicos de suas seleções, Brasil e Alemanha. Mas a vitória da França por 1 a 0 sobre a Bélgica acaba de classificar Didier Deschamps para a final de 2018. E ele busca a mesma marca.

Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

O treinador francês foi campeão com a própria seleção da França em 1998, em casa, com vitória sobre o Brasil na decisão. Na ocasião, o ex-volante Deschamps era também capitão da equipe. Figura de liderança que, atualmente, é exercida pelo goleiro Lloris.

Zagallo era o ponta-esquerda titular em 1958 e 1962, venceu estes dois Mundiais como jogador, e foi novamente campeão como técnico em 1970. Foi o primeiro a alcançar esta marca, mas viria a ser igualado 20 anos depois.

Franz Beckenbauer, o “Kaiser”, era o capitão da Alemanha no título de 1974, conquistado em casa, e foi o treinador da mesma seleção em 1990. Aliás, o jogador alemão foi o primeiro a levantar a atual taça da Copa do Mundo em 74.

O adversário da França na final da Copa do Mundo de 2018 será conhecido nesta quarta (11), às 15 horas (de Brasília), no duelo entre Croácia e Inglaterra.

A decisão da ocorrerá em Moscou no dia 15 de julho, domingo, às 12h. Um dia antes, no sábado, às 11h, a Bélgica e a seleção derrotada na outra semifinal se enfrentarão na disputa pelo terceiro lugar.

França