Topo

Espanha

Jornais espanhóis detonam atuação da seleção contra a Rússia: "Sem alma"

Repercussão Espanha - jornal Marca - Reprodução/Marca
Repercussão Espanha - jornal Marca Imagem: Reprodução/Marca

Do UOL, em São Paulo

02/07/2018 05h40

"Péssima", "lenta", "sem alma", "sem vontade"... Não faltaram críticas à seleção espanhola nos jornais do país desta segunda-feira (2), dia seguinte à eliminação diante da Rússia nas oitavas de final da Copa do Mundo (derrota por 4 a 3 nos pênaltis, depois de empate por 1 a 1 no tempo normal). 

Veja os gols da partida entre Rússia e Espanha
Veja a tabela completa, as datas e as chaves das oitavas de final
Simule os resultados e veja como ficam as quartas de final 

Dentre as principais publicações, o "Marca" fez a avaliação mais rigorosa do desempenho da equipe. "Andando para casa", diz na manchete, antes de afirmar que "uma Espanha sem velocidade, sem profundidade, sem alma nem alegria e com um domínio estéril caiu nos pênaltis diante de uma Rússia vulgar".

Já o "AS" destaca o "fim de uma geração", trazendo as declarações de Iniesta, que confirmou a aposentadoria após a partida, e de Sergio Ramos, outro que pode não continuar até a disputa da próxima Copa. Sobre a atuação, diz que a equipe teve 80% de posse de bola e não teve sorte na prorrogação.

O "El País", por sua vez, lamenta a performance "débil" contra a Rússia que "certificou o fracasso no Mundial". O jornal ainda afirma que a seleção do país "retrocedeu dez anos", lembrando as derrotas que sofreu antes do ciclo de vitórias nas grandes competições entre 2008 e 2012. "Um sabor amargo".

Reprodução - jornal As - Reprodução/AS - Reprodução/AS
Imagem: Reprodução/AS
  
Reprodução El País - Reprodução/El País - Reprodução/El País
Imagem: Reprodução/El País


Em Barcelona, a eliminação também foi destaque. "Que pena", diz o "Sport", para quem a Espanha fez uma "péssima partida". O "Mundo Deportivo" usa tom parecido, inclusive com o termo "pena" na manchete. Para o jornal, "foram 120 minutos de pouca bola e sem gols contra uma Rússia inferior". Ambas as publicações também dão amplo destaque ao adeus de Iniesta, ídolo catalão. 

Considerada uma das favoritas antes de a bola rolar na Rússia, a Espanha fechou a sua participação no Mundial com três empates (Portugal, Marrocos e Rússia) e uma vitória magra sobre o Irã. 

Reprodução jornal Sport - Reprodução/Sport - Reprodução/Sport
Imagem: Reprodução/Sport
 
Reprodução - Mundo Deportivo - Reprodução/Mundo Deportivo - Reprodução/Mundo Deportivo
Imagem: Reprodução/Mundo Deportivo

Espanha