Topo

Alemanha

Jornal alemão repete manchete de vitória por 7 a 1, mas para lamentar queda

"Sem palavras": Bild usou a mesma expressão para comemorar goleada em 2014 e eliminação em 2018 - Reprodução
'Sem palavras': Bild usou a mesma expressão para comemorar goleada em 2014 e eliminação em 2018 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/06/2018 18h48

A capa do jornal alemão Bild nesta quinta-feira (28) trará uma manchete que já foi motivo de comemoração histórica por parte da torcida da Alemanha. No entanto, em outro contexto, expressará um sentimento de crítica e desânimo.

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

“Sem palavras”, escreve o jornal. Ao fundo, uma foto do cabisbaixo Toni Kroos vem acompanhada do placar da derrota da Alemanha por 2 a 0 para a Coreia do Sul. O jogo, válido pela terceira rodada do Grupo F da Copa do Mundo de 2018, provocou a eliminação germânica ainda na primeira fase da competição.

Quatro anos antes, na Copa do Mundo de 2014, o jornal publicou uma capa bastante semelhante. No dia 9 de julho daquele ano, o Bild noticiava a vitória alemã por 7 a 1 sobre o Brasil nas semifinais do torneio, também trazendo a manchete “sem palavras”. Na foto, o mesmo Toni Kroos comemora abraçando Sami Khedira, observados por Miroslav Klose.

No jornal que vai às bancas nesta quinta-feira, a capa faz questão de relembrar a edição referente à histórica vitória de 2014. Discretamente, em um canto da foto, há uma pequena reprodução da capa de quatro anos antes, como se estivesse amassada ao lado de Kroos.

Com a derrota por 2 a 0 para os sul-coreanos, os alemães ficaram na lanterna do Grupo F, somando apenas três pontos. Suécia e México, com seis pontos cada, avançaram às oitavas de final respectivamente nas duas primeiras posições.

Alemanha