Topo

Copa 2018

Com um jogo no ano, marcador de Neymar recorreu a personal para ir à Copa

Cristian Gamboa, lateral da Costa Rica e do Celtic, da Escócia, jogou pouco e apelou para personal trainer - Ian MacNicol/Getty Images
Cristian Gamboa, lateral da Costa Rica e do Celtic, da Escócia, jogou pouco e apelou para personal trainer Imagem: Ian MacNicol/Getty Images

Danilo Lavieri, Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone

Do UOL, em Sochi e São Petersburgo (Rússia)

21/06/2018 20h00

Cristian Gamboa, da Costa Rica, será o principal marcador de Neymar na partida desta sexta-feira (22), pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Para poder disputar o Mundial, no entanto, o lateral direito precisou recorrer a um personal trainer para manter a forma. Sem espaço no Celtic, da Escócia, ele jogou apenas uma partida em 2018, outras duas em 2017, e viu seu sonho ameaçado.

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

Para ficar em forma, atendeu aos conselhos do técnico da seleção, Óscar Ramirez, para manter a forma e seguir entre os selecionados. Deu certo. Com picos de velocidade de mais de 30km/h, ele foi o segundo mais rápido da equipe e cometeu apenas uma das 19 faltas de sua equipe no jogo contra a Sérvia, que terminou 1 a 0 para os europeus.

A estratégia é semelhante com a de Renato Augusto. O meio-campista da seleção faz treinos extras por conta do fraco nível técnico e físico do Campeonato Chinês. Durante a parte "asiática" de sua carreira, Paulinho também tinha um profissional contratado. Gil, que acabou fora da lista de convocados, é outro que conta com personal.

Apesar de manter a velocidade em dia, por falta de ritmo de jogo, a principal falha de Gamboa é distribuição de bolas. Ele teve apenas 78% de acerto nos passes, sendo o terceiro pior da seleção neste quesito, errando mais de 60% das tentativas de passe à longa distância

Se Neymar conseguir passar por Gamboa, o primeiro atleta que enfrentará também não tem tanto ritmo de jogo: Jhonny Acosta. De acordo com o mapa de calor fornecido pela Fifa, o zagueiro é o que mais joga pela direita e, em 2018, entrou em apenas 15 jogos.

Defendendo o modesto Rionegro Águilas, da Colômbia, ele tem a fama de ser faltoso. São cinco cartões amarelos e uma média de mais de quatro infrações por partida defendendo sua equipe. Na estreia da Copa, foi um dos mais lentos em campo e acertou apenas dois desarmes durante os mais de 90 minutos em que ficou em campo.

A seleção sabe que os zagueiros costa-riquenhos não têm a velocidade como um de seus principais dons e pretende explorar isso. Em entrevista coletiva, Philippe Coutinho falou desta vantagem e admitiu que a consequência deve ser um adversário violento. “Com certeza eles vão bater. É jogo de Copa do Mundo e temos jogadores muito rápidos na frente. Espero que o árbitro esteja ligado nisso”, afirmou.

Contra a Suíça, na estreia, Neymar sofreu com o rodízio de faltas. Ele recebeu dez das 18 faltas do jogo e saiu do estádio em Rostov mancando. A violência fez o camisa 10 não treinar nos últimos dois dias. Ele conseguiu trabalhar com bola novamente apenas na quarta-feira (20).

Na sua entrevista, evitou criticar a atuação dos juízes e disse que espera que os juízes façam seu trabalho. No Brasil, há uma preocupação com a atuação dos homens de preto, especialmente após o que chamam de erro ao não anular o gol da Suíça por um suposto empurrão em Miranda.

FICHA TÉCNICA

BRASIL X COSTA RICA

Data:
 22 de junho, sexta-feira
Local: Estádio Krestovsky, em São Petersburgo (Rússia)
Horário: 9h (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos holandeses)

BRASIL: Alisson; Fágner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.
Treinador: Tite

COSTA RICA: Keylor Navas; Cristian Gamboa, Johnny Acosta, Óscar Duarte, Giancarlo González e Bryan Oviedo; Bryan Ruíz, Celso Borges, David Guzmán e Johan Venegas; Marco Ureña.
Treinador: Óscar Ramírez

Copa 2018