Deputados de PE protestam contra advogado visto em vídeo machista na Copa

A Assembleia Legislativa de Pernambuco foi palco de discursos de protesto contra o advogado Diego Valença Jatobá, que foi filmado compelindo uma mulher estrangeira a falar as palavras “b... rosa” durante a Copa na Rússia.
Dibradoras: Brasileiro precisa entender que assédio não é brincadeira
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Veja a tabela de classificação da Copa até aqui
A deputada Simone Santana (PSB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, disse que vai apresentar um “voto de protesto” contra Diego Jatobá, que foi secretário de turismo de Ipojuca, na região metropolitana do Recife, e propôs que a casa faça o mesmo.
“Fizeram referências chulas ao corpo da jovem em português, sem que a vítima pudesse entender o que eles falavam”, disse Simone. “Foi um episódio constrangedor, que gerou indignação em todo o país e além das nossas fronteiras.”
No vídeo, Diego e outros brasileiros, entre eles o tenente da Polícia Militar de Santa Catarina Eduardo Nunes, fazem referência ao órgão sexual feminino e fazem a mulher estrangeira repetir as palavras, aparentemente sem saber o significado.
A deputada do PSB falou do turismo sexual na cidade da qual Diego foi secretário. “Ele foi secretário, até 2012, de um dos principais destinos turísticos do país, conhecido pelas belas praias, mas que tem o turismo sexual como desafio. [O assédio] começa com falta de respeito e culmina na violência máxima, que é o feminicídio. É nessas horas de relaxamento e descontração que o machismo arraigado se manifesta.”
As deputadas Teresa Leitão (PT) e Priscila Krause (DEM) também condenaram a atitude: “Foi muito ruim para o nosso Estado ser exposto dessa maneira. A gente precisa preservar a dimensão da identidade coletiva da mulher”, afirmou a petista.
“Só haverá uma mudança cultural na questão da violência de gênero no dia em que uma mulher for fisicamente agredida e homens que não a conheçam se sintam atingidos”, ponderou a democrata.
O deputado Isaltino Nascimento (PSB) cobrou uma atitude condenatória da assembleia legislativa em relação ao caso. “É importante que não aceitemos esse tipo de postura machista, discriminatória e desrespeitosa.” Rodrigo Novaes (PSD) disse conhecer Diego, classificado por ele como “um ser humano do bem que errou feio e merece julgamento da sociedade para que esse tipo de conduta não se repita”.
Além da Alepe, a OAB-PE e a PM de Santa Catarina já divulgaram textos condenando a atitude mostrada no vídeo.
Procurados, os homens identificados não atenderam a reportagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.