Topo

Portugal

Busto de C. Ronaldo foi trocado a pedido da família: "não era a cara dele"

As três versões do busto de Cristiano Ronaldo no aeroporto da Ilha da Madeira - Reuters/Reprodução
As três versões do busto de Cristiano Ronaldo no aeroporto da Ilha da Madeira Imagem: Reuters/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/06/2018 10h27

A estátua com o busto de Cristiano Ronaldo no aeroporto da Ilha da Madeira, trocada pela segunda vez na semana passada, foi substituída a pedido da família. A peça será transferida para o museu do jogador. “Aquela não era a cara dele”, afirmou o irmão do craque, Hugo Aveiro, ao jornal português Diário de Notícias nesta segunda-feira (18).

Até o último domingo (17), nem a direção do aeroporto nem o criador da obra original conheciam a razão da troca.

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

A instalação de um busto no local foi idealizada pelo escultor madeirense Emanuel Santos, que se tornou motivo de chacota na internet. A primeira versão da obra não agradou a fãs do jogador e gerou piadas e memes nas redes sociais. Ele, no entanto, recebeu a chance de moldar uma nova estátua, substituta, patrocinado pelo site Bleacher Report, que registrou a história em um documentário.

Apesar da oportunidade, a segunda obra foi, depois de algum tempo, trocada na última quinta-feira (14). Hugo disse que prefere e acha melhor a versão que agora está no aeroporto, de autoria de um artista espanhol ainda não revelado. “Não existem bustos nem estátuas de bronze parecidas com a pessoa [do meu irmão, Cristiano Ronaldo].”

Cristiano Ronaldo posa para foto ao lado da primeira versão de seu busto em aeroporto -  -
Cristiano Ronaldo posa para foto ao lado da primeira versão do busto

Segundo o Diário de Notícias, Emanuel, da estátua original, não foi informado dos motivos da substituição, mas “o certo é que ficou [...] ficou ‘triste’ com toda esta situação”.

Hugo afirmou ao jornal português que não era necessário avisar o autor porque o busto é de propriedade da família do atleta. “Ele fez o trabalho, foi pago por isso e, como um escultor espanhol ofereceu este novo busto que estava bem feito, decidimos trocar. Se ele [Emanuel] foi apanhado de surpresa, o problema é dele”, concluiu.

Cristiano Ronaldo volta a campo pela seleção de Portugal na Copa do Mundo na quarta-feira (20) pelo grupo B, contra o Marrocos, no Estádio Lujniki, às 9h (horário de Brasília). Com três gols no empate por 3 a 3 com a Espanha, o jogador é, por enquanto, o artilheiro do Mundial.

Portugal