Topo

Bélgica

Zagueiros lesionados põem "interrogação" em desempenho da Bélgica na Copa

Bélgica tem um ótimo time, mas lesão em dois importantes zagueiros é preocupante - AFP PHOTO / EMMANUEL DUNAND
Bélgica tem um ótimo time, mas lesão em dois importantes zagueiros é preocupante
Imagem: AFP PHOTO / EMMANUEL DUNAND

Do UOL, de São Paulo

16/06/2018 04h00

A Bélgica chegou à Rússia novamente badalada por causa de sua ótima geração de jogadores, alguns deles entre os melhores do mundo em suas posições. Nem tudo, porém, caminha tranquilo para os Diabos Vermelhos. Problemas físicos com dois zagueiros colocam um ponto de interrogação em torno do desempenho da seleção, já que possíveis mudanças podem ser feitas pouco tempo antes da estreia, segunda-feira, contra o Panamá.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Veja o gol da vitória do Uruguai contra o Egito

Vincent Kompany teve uma lesão na panturrilha direita em amistoso contra Portugal, e Thomas Vermaelen sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda em maio, durante jogo do Barcelona. O técnico da Bélgica, Roberto Martínez, afirmou que uma decisão a respeito de um possível corte da dupla só será tomada no domingo, no limite para que outro jogador seja chamado. Se ambos estiverem sem condições, é improvável que os belgas encarem a Copa com dois de seus defensores lesionados.

Nesta sexta-feira, segundo dia de atividades belgas na Rússia, novamente Kompany e Vermaelen fizeram trabalhos separados dos demais. Correm para tentar uma recuperação a tempo de ajudar a Bélgica a finalmente transformar em resultados concretos sua ótima geração.

"No momento, não temos os dois conosco e precisamos trabalhar assim", disse o também zagueiro Toby Alderweireld nesta sexta-feira. "Sobre a gravidade do problema de ambos, é um assunto que vocês [jornalistas] precisam tratar com o treinador. Mas quem entrou em campo nos últimos jogos cumpriu bem o trabalho, temos de ter cofiança e apoiá-los", completou. Nas entrelinhas, o atacante Michy Batshuayi mostrou que a situação dos companheiros é realmente delicada. "Kompany é um líder e muito importante para nós. Deveria ficar mesmo se não tiver condição de jogar", falou.

Para jogar mais lenha na fogueira belga, Radja Nainggolan, que ficou fora da lista de convocados, postou no Twitter um vídeo cantando o hino belga. Embora seja volante, não zagueiro, o jogador ajudou a aumentar a discussão sobre um possível corte de ao menos um dos companheiros. Em tom de ironia, ele escreveu "me preparando para o jogo".

Bélgica