Topo

Copa 2018

Campeão português, atacante observado por Tite crê em sucesso de CR7 e cia.

Tiquinho Soares (à direita) em ação pelo Porto durante jogo contra o Benfica - Carlos Costa/AFP
Tiquinho Soares (à direita) em ação pelo Porto durante jogo contra o Benfica Imagem: Carlos Costa/AFP

Lucas Pastore

Do UOL, em São Paulo

15/06/2018 04h00

O campeão português da temporada 2017/2018 teve sangue brasileiro. Autor de 11 gols na temporada, o centroavante Tiquinho Soares, de 27 anos de idade, foi uma das peças que guiaram o Porto à conquista após quatro anos de domínio do Benfica. Depois de se destacar no futebol local, o jogador, que chegou a ser observado pela comissão técnica de Tite, acredita que a seleção de Cristiano Ronaldo e companhia pode conseguir uma boa campanha.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

A temporada foi a terceira de Soares no futebol português. O jogador defendeu as cores do Nacional da Madeira entre 2014 e 2016 e representou o Vitória de Guimarães em 2016/2017. Depois disso, chegou ao Porto, onde se sagrou campeão da liga nacional para conquistar seu primeiro título profissional.

A experiência de quatro anos em Portugal faz com que Soares fique otimista com a seleção portuguesa. A equipe de Cristiano Ronaldo e companhia estreia nesta sexta-feira (15), às 15h, quando enfrenta a Espanha.

"Os portugueses gostam muito de futebol e eles estão esperançosos com a seleção local, até por terem o melhor jogador do mundo e terem conquistado a Eurocopa. Portugal tem um time muito qualificado, e acredito que eles possam ir longe nessa Copa", opinou, em entrevista ao UOL Esporte.

Soares saiu do Brasil sem ser conhecido pelo grande público. Antes de chegar ao Nacional, o centroavante passou por América de Natal, Botafogo-PB, Sousa, CSP, Caicó, Visão Celeste, Cerâmica, Treze, Veranópolis, Pelotas e Lucena.

O primeiro contato do centroavante com a seleção poderia ter surgido por meio da seleção brasileira, já que a comissão técnica de Tite chegou a observar Soares depois que ele começou a se destacar com a camisa do Porto. 

"Todo jogador tem o sonho de defender a seleção, não tenho dúvidas disso. Vou me empenhar e trabalhar para que eu possa primeiramente ajudar o Porto, deixar as coisas acontecerem naturalmente e, quem sabe, ter uma oportunidade com a seleção", projetou.

Se quiser uma oportunidade para defender o Brasil, Soares terá de desbancar Gabriel Jesus ou Roberto Firmino nas convocações posteriores à Copa do Mundo. De olho na seleção, o centroavante admite que a concorrência é dura e elogia os jogadores levados por Tite para a Rússia.

"Está muito bem servido. São dois grandes jogadores que jogaram em alto nível nessa temporada e merecem tudo que está acontecendo. Toda essa evolução é mérito deles", destacou.

Além disso, o nome de Soares chegou a surgir no Corinthians quando o clube buscava um centroavante. O jogador desconversou e afirmou que seu foco é o Porto neste momento.

"Não teve nada concreto, eu só via o pessoal nas redes sociais falando meu nome e só. No momento, meus planos são continuar ajudando o Porto e conquistar títulos por este clube", declarou.

Na temporada, Soares disputou 34 jogos pelo Porto, sendo titular em 19 deles, e marcou 11 gols.

Copa 2018