Topo

Copa 2018

"Vitória devastadora" e "sonho russo": veja a repercussão global da goleada

Site da revista France Football destaca goleada da Rússia sobre a Arábia Saudita - reprodução
Site da revista France Football destaca goleada da Rússia sobre a Arábia Saudita Imagem: reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/06/2018 15h53

A Rússia era a favorita nas casas de apostas do país, mas a imprensa local não esperava a goleada por 5 a 0 sobre a Arábia Saudita, no jogo de abertura da Copa do Mundo 2018. A primeira partida do torneio impressionou os jornais do mundo inteiro nesta quinta-feira (14).

Clique aqui e veja os gols

“A Rússia começa a Copa com uma vitória devastadora”, escreveu o jornal Sovetsky Sport em sua versão online. O Sport Express, também da Rússia, teve reação apaixonada: “De cinco, Rússia! Nós amamos você”.

Em outros países da Europa, parte da imprensa também se derreteu em elogios. “Rússia como em um sonho”, publicou o site da revista France Football. “Feliz como um russo”, diz a manchete do L’Equipe, enquanto o Le Parisien destaca que a anfitriã começou a Copa “em grande estilo”.

O Daily Mail, da Inglaterra, afirmou que a seleção russa foi “cinco estrelas” nesta partida contra a Arábia Saudita; no entanto, os uruguaios do Referi criticaram o nível do jogo. “Que pobreza!”, escreveu o veículo do Uruguai, que será adversário da Rússia no Grupo A.

Os jornais espanhóis foram discretos e não exibiram o primeiro jogo da Copa em suas manchetes - a imprensa local está ocupada com a mudança de técnico da seleção da Espanha.

Fora da Copa do Mundo, os italianos do Corierre dello Sport e da Gazzetta dello Sport focaram suas atenções em Aleksandr Golovin, que fez dois gols, deu duas assistências e é um dos alvos da Juventus para a próxima temporada.

Também ausentes na competição, mas com menos tradição no futebol, os Estados Unidos não deram grande destaque à Copa do Mundo em seus principais jornais. Ao acessar a página do New York Times após a partida, por exemplo, é preciso descer bastante a tela até encontrar uma menção ao torneio.

Copa 2018