Topo

Copa 2018

Bares na Vila Madalena terão cortinas para evitar torcida na rua na Copa

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

14/06/2018 16h44

Donos de bares e moradores da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, querem evitar a aglomeração de torcedores nas ruas do bairro durante os jogos da Copa do Mundo. Eles decidiram proibir a exibição das partidas em telões externos, o que aconteceu em 2014. Alguns vão instalar cortinas para que torcedores na rua não consigam ver as telas na parte interna dos bares.

Em alguns trechos das principais ruas da região (como Fradique Coutinho, Fidalga e Azpicuelta), a prefeitura e a CET vão proibir o estacionamento durante a Copa, para evitar que ambulantes vendam bebidas a torcedores. As medidas valerão durante todo o período do Mundial da Rússia. Em 2014, a Vila Madalena recebeu milhares de torcedores do mundo inteiro e viu suas ruas serem tomadas pelo clima de Carnaval fora de época.

Flavio Cenira, dono do Posto 6, que em 2014 exibiu um imenso telão voltado para rua, decidiu não ligá-lo neste ano. Humberto Munhoz, dono do Pasquim Bar, afirma que colocará cortinas em volta de seu estabelecimento para que pessoas de foram não tenham acesso às TVs internas.

Bares - Murilo Idu/UOL - Murilo Idu/UOL
Imagem: Murilo Idu/UOL

No Posto 6 cerca de trinta pessoas se reuniram para assistir à abertura da Copa nesta quinta-feira. Todos dentro do bar, como querem os administradores. “A ideia é evitar o acúmulo de gente nas ruas”, disse Cássio Calazans, presidente da Savima, a associação de moradores do bairro. “As pessoas têm que vir à Vila Madalena, mas que escolham um bar de sua preferência.”

Para cativar os clientes, alguns bares vão abrir desde cedo e criaram menus especiais de café da manhã para acompanhar as partidas, já que haverá jogo inclusive às 7h da manhã (horário e Brasília)

Para lojistas e moradores, a Copa de 2014 foi um divisor de águas na relação do bairro com São Paulo. Mas apesar de desejarem que a Vila Madalena mantenha o espírito festivo, tomaram medidas para evitar excessos.

“Em 2014, eu vim e gostei muito”, disse o corretor de imóveis Claudio Arruda, que assistia Rússia x Arábia Saudita, o jogo de abertura do Mundial em um dos bares. “Achei um pouco cheio demais, podia ter tido um pouco de controle maior na quantidade de pessoas. Mas sempre prefiro mais gente do que menos gente.”

Segundo a associação de moradores, a prefeitura, a CET e a Polícia Militar prometeram aumentar a fiscalização para evitar que bares e restaurantes permaneçam abertos após a 1h da manhã e para diminuir o fluxo de ambulantes da região.

Copa 2018