Fifa diz que juiz será 'expulso' da Copa se errar e fala sobre impedimento

O diretor da Comissão de Arbitragem da Fifa, Massimo Busacca, informou nesta terça-feira que o árbitro que cometer grande erro não terá nova chance no Mundial. O recado foi dado em meio à promoção do sistema de ajuda eletrônica à arbitragem (VAR), que pela primeira vez será utilizado em Copa do Mundo.
- Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
- Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso
“Não apita mais [quem cometer erro grave]. Por isso estamos apoiando a tecnologia de correção de erros”, enfatizou Busacca, que é ex-árbitro.
Para os jogos do Mundial, a Fifa montará enorme aparato eletrônico. Serão 35 câmeras e uma ilha de edição durante as partidas. Quatro juízes serão utilizados somente para cuidar do VAR, fornecendo informações ao quarteto de arbitragem (juiz, dois assistentes e quarto árbitro).
"O tempo para análise é pouco perto do resultado final de uma partida", exaltou Busacca.
Em conferência à imprensa nesta terça, em Moscou, o presidente da Comissão de Arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina, informou que os assistentes da Copa do Mundo foram orientados a não levantar a bandeira em caso de dúvida em jogadas de impedimento.
A ordem é deixar o jogo prosseguir para que o lance seja analisado posteriormente pelas lentes do VAR.
“A intervenção do VAR não é uma decisão final. O árbitro poderá olhar o vídeo. Isso pode mudar a história, especialmente quando as situações são preto no branco”, complementou Busacca.
Para o jogo inaugural da Copa, Rússia x Arábia Saudita, na quinta-feira, o árbitro escolhido foi o argentino Nestor Pitana. O brasileiro Sandro Meira Ricci será o quarto árbitro.
A equipe de arbitragem da Fifa reiterou que será "tolerância zero" a atos de racismo em campo e também a simulações. Neste último caso, os juízes foram orientados a advertir o jogador que tentar enganar a arbitragem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.