Topo

Copa 2018

Tite defende treinos intensos da seleção e diz que Fred volta nesta semana

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Viena

10/06/2018 14h04

Os treinos pegados que deixaram Renato Augusto e Fred afastados do jogo deste domingo da seleção brasileira, contra a Áustria, receberam defesas de Tite. O comandante disse que esses problemas fazem parte da preparação da equipe para a Copa do Mundo.

Renato, como mostrou o UOL Esporte, precisou ficar sem treinar com o grupo por conta de uma inflamação no joelho decorrente do excesso de carga nos treinos. Já Fred sofreu uma pancada de Casemiro no treino em Londres e não ficou nem no banco contra a Áustria.

“A gente é desafiado constantemente. [A seleção] Não está pronta. Isso gera a expectativa que tem que jogar bem sempre. Nós nos desafiamos para ser sempre melhor e isso faz elevar o nível da equipe individual e coletivo. A forma com que trabalhamos, por vezes, provoca muito contato, a gente diminui campo, as acelerações são maiores. Talvez se tivesse optado por treinos mais light não teria machucado Fred, talvez não Renato. Mas o preço da excelência é rotação alta e felizmente os dois estão bem”, afirmou o comandante.

Tite ainda pediu para que Sylvinho, seu auxiliar, explicasse a situação de Casemiro. O volante se apresentou após a final da Liga dos Campeões e já assumiu a posição de titularidade contra a Croácia, no domingo passado.

“O Casemiro teve só dois dias de folga, o que nem dá para considerar folga para um atleta de altíssimo nível. Ele saiu hoje, chegou ali no banco e deu uma piscadinha. Falou: ‘Bem Gerido’”,relatou o auxiliar.

“Sabemos que cobra-se, busca-se alta intensidade, mas sabemos que tem atletas que temos que controlar carga de jogo para esses atletas. O Paulo tem uma capacidade física especial. Preocupou Marcelo e Casemiro por final de Champions”, completou.

Além de Fred e Renato Augusto, a seleção teve problemas físicos com Douglas Costa e Fagner. Os dois, no entanto, já se apresentaram à delegação com as lesões adquiridas em seus respectivos clubes. Por conta disso, Tite não trabalhou em nenhum momento com seus 23 atletas à disposição.

O Brasil estreia no Mundial, no próximo domingo (17), contra a Suíça, em Rostov.

Copa 2018