Topo

Copa 2018

Aos 78 anos, vovô polonês irá à Rússia para 11ª Copa do Mundo seguida

KACPER PEMPEL/REUTERS
Imagem: KACPER PEMPEL/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

08/06/2018 17h08

Andrzej Bobowski tem uma relação íntima com Copas do Mundo. O polonês de 78 anos marca presença em todas as edições do Mundial desde 1978, mesmo quando a seleção de seu país não esteve presente. Neste ano, é claro, não será diferente: já está com a fantasia pronta para o torneio que começa em seis dias.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Conhecido como “Rei dos Torcedores Poloneses” em seu país, Bobowski preparou traje especial. A primeira camada de roupa é um traje social nas cores da bandeira polonesa, branco e vermelho, com direito a gravata borboleta. Sobre tudo isso vai uma capa digna de um monarca, sempre acompanhada da coroa – esta, cheia de bolas de futebol e logos de diferentes Copas.

A figura já tem ingressos garantidos para os três jogos da Polônia na primeira fase. “Estarei na estreia contra Senegal, no Spartak Stadium. Então voarei para Kazan, e de lá para Volgogrado”, explica, referindo-se às cidades-sede que recebem os duelos contra Colômbia e Japão, respectivamente.

Se depender de Bobowski, no entanto, a estadia em solo russo se estenderá muito além da fase de grupos. “Eu já sonhei que vamos jogar a final contra a Rússia”, diz.

Seria o ápice das histórias de Bobowski, cujas contas já chegam a 135 partidas de Copa do Mundo desde que ganhou um ingresso da esposa para ir à Argentina em 1978. 

Bobowski  - KACPER PEMPEL/REUTERS - KACPER PEMPEL/REUTERS
Bobowski com o traje completo que usará durante as partidas da Polônia na Copa
Imagem: KACPER PEMPEL/REUTERS

Copa 2018