Topo

Copa 2018

Pesquisa aponta: 53% dos franceses desaprovam a própria seleção

Números mostram que 30% do público gosta "pouco" da seleção francesa, enquanto 23% "não gostam nada" - Oficial/Seleção francesa
Números mostram que 30% do público gosta 'pouco' da seleção francesa, enquanto 23% 'não gostam nada' Imagem: Oficial/Seleção francesa

Do UOL, em São Paulo

07/06/2018 14h49

De acordo com pesquisa de opinião publicada nesta quinta-feira pelo jornal francês Le Parisien, 53% da população da França tem uma imagem negativa da seleção local às vésperas da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Conduzida pelo instituto OpinionWay, a pesquisa apontou que 30% do público gosta “pouco” da seleção francesa, enquanto 23% “não gostam nada” do time comandado por Didier Deschamps. A parcela do público que apoia a equipe é de 46%.

A publicação se mostrou surpresa com o resultado diante dos esforços de Deschamps para melhorar a imagem da seleção diante da torcida. O principal ponto neste sentido é a ausência do atacante Karim Benzema, do Real Madrid, entre os 23 convocados para a disputa do Mundial. Por outro lado, a ausência de Adrien Rabiot na lista “provavelmente” arranhou a imagem do time.

O fator torcida antes das Copas do Mundo, no entanto, não tem sido fator preponderante para bons resultados da equipe. O jornal lembra que, quando a França recebeu o torneio de 1998 e foi campeã, o apoio anterior “não foi realmente massivo”, mas “sabemos como as coisas evoluíram durante a Copa do Mundo e no dia seguinte ao triunfo no Stade de France”.

A pesquisa foi realizada nos dias 28 e 29 de maio, com uma amostra de 1.024 pessoas da população francesa com 18 anos ou mais. A pesquisa foi feita por questionários online, com uma margem de erro de 1,5% a 3% avaliada pelo instituto responsável.

A França está no Grupo C da Copa do Mundo de 2018, ao lado de Austrália, Peru e Dinamarca. A estreia francesa acontece em 16 de junho, contra os australianos, em Kazan.

Copa 2018