Topo

Copa 2018

Cartilha da União para Copa pede cautela com "demonstrações homoafetivas"

Palácio do Itamaraty - Wikipedia
Palácio do Itamaraty Imagem: Wikipedia

Do UOL, em São Paulo

07/06/2018 14h46

O Ministério do Esporte e o Palácio do Itamaraty lançaram nesta quinta-feira (07) um guia para os brasileiros que irão a Rússia acompanhar a Copa do Mundo.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Entre as recomendações, o governo recomenda que se evite demonstrações de afeto, principalmente por parte da comunidade LGBT.

“Não são comuns na Rússia manifestações intensas de afeto em público. Em particular, recomenda-se à comunidade LGBT evitar demonstrações homoafetivas em ambientes públicos, que podem ser consideradas “propaganda de relações sexuais não tradicionais feita a menores” e enquadradas em lei (junho de 2016) que prevê multa e deportação”, escreveu o governo, em documento oficial.

Na Rússia, a população LGBT é amplamente reprimida inclusive com legislações antigays. Em uma lei aprovada em junho de 2013, o parlamento russo proíbe “propagar relações sexuais não-tradicionais” e impõe multas a quem promover passeatas de orgulho gay.

Justamente para mostrar um pouco mais da realidade dos homossexuais que vivem na Rússia, o UOL lançou em abril deste ano um minidocumentário sobre a vida da população LGBT no país.

“Do Outro Lado – A Rússia gay que não pode sair do armário” é o primeiro conteúdo produzido pelo selo UOL.DOC.

Durante quase 20 dias, o documentário passou pelas sedes da Copa e conversou com homossexuais sobre como é viver em um país com leis antigays.

Além da recomendação à população LGBT, a cartilha de 136 páginas dá outras sugestões aos brasileiros que visitarão a Rússia nos próximos dias para acompanhar o Mundial.

A cartilha recomenda que se evite manifestações de cunho político e ideológico em território russo, como discussões sociais e o uso de bandeiras em ambientes públicos.

“Evite manifestar-se publicamente sobre temas políticos, ideológicos, sociais e de orientação sexual. O uso de bandeiras estrangeiras em praças e edifícios públicos pode ensejar sua apreensão.”

Com mais de 136 páginas, o documento, disponibilizado de forma gratuita na internet, aborda diversas questões, como informações gerais da Rússia; dicas dos momentos anteriores a viagem; comportamentos a se ter dentro dos estágios e nas cidades-sede; entre outros assuntos.

Copa 2018