Topo

Copa 2018

Inglaterra tem plano para lidar com racismo na Copa do Mundo, diz técnico

Anúncio de Gareth Southgate foi feito após declarações de Danny Rose sobre ausência de família na Rússia - Catherine Ivill/Getty Images
Anúncio de Gareth Southgate foi feito após declarações de Danny Rose sobre ausência de família na Rússia Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/06/2018 15h03

A seleção da Inglaterra já tem um plano pronto para casos de racismo durante a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo técnico Gareth Southgate, após o lateral Danny Rose declarar que não gostaria que sua família fosse ao torneio por medo de discriminação.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

“Os jogadores, como todo mundo, não sabem ao certo o que esperar”, disse Southgate em entrevista coletiva. “Tivemos conversas para explicar isso. Esperamos que tudo corra bem, mas temos conversado caso isso ocorra.”

O técnico descartou tirar o time de campo no caso de um registro de racismo, embora a possibilidade tenha sido discutida internamente. Ainda assim, afirmou que já há um plano “em ação”.

“Em um mundo ideal, as pessoas diriam para deixarmos o campo. Mas seríamos retirados do torneio”, analisou o treinador. “Não acho que os jogadores iriam querer isso, porque trabalharam a vida toda para disputarem a Copa do Mundo”, acrescentou.

O anúncio da Inglaterra chega após a declaração de Danny Rose - em 2012, quando defendia a seleção sub-21 do país, o jogador foi alvo de torcedores racistas na Sérvia. Em entrevista ao jornal Evening Standard, Rose disse ter pedido à família para não ir à Rússia “por causa do racismo e de tudo que pode acontecer”.

“Eu não estava ciente da conversa que ele teve com sua família”, reconheceu Southgate. “Todo o resto, ele nos contou, porque tivemos um encontro com os jogadores há algumas noites.”

Copa 2018