Inglaterra tem plano para lidar com racismo na Copa do Mundo, diz técnico

A seleção da Inglaterra já tem um plano pronto para casos de racismo durante a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo técnico Gareth Southgate, após o lateral Danny Rose declarar que não gostaria que sua família fosse ao torneio por medo de discriminação.
- Confira a tabela completa e o calendário de jogos
- Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário
“Os jogadores, como todo mundo, não sabem ao certo o que esperar”, disse Southgate em entrevista coletiva. “Tivemos conversas para explicar isso. Esperamos que tudo corra bem, mas temos conversado caso isso ocorra.”
O técnico descartou tirar o time de campo no caso de um registro de racismo, embora a possibilidade tenha sido discutida internamente. Ainda assim, afirmou que já há um plano “em ação”.
“Em um mundo ideal, as pessoas diriam para deixarmos o campo. Mas seríamos retirados do torneio”, analisou o treinador. “Não acho que os jogadores iriam querer isso, porque trabalharam a vida toda para disputarem a Copa do Mundo”, acrescentou.
O anúncio da Inglaterra chega após a declaração de Danny Rose - em 2012, quando defendia a seleção sub-21 do país, o jogador foi alvo de torcedores racistas na Sérvia. Em entrevista ao jornal Evening Standard, Rose disse ter pedido à família para não ir à Rússia “por causa do racismo e de tudo que pode acontecer”.
“Eu não estava ciente da conversa que ele teve com sua família”, reconheceu Southgate. “Todo o resto, ele nos contou, porque tivemos um encontro com os jogadores há algumas noites.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.