Agência russa de reviews falsos oferece "serviços" para bar no Brasil

“Reviews” (avaliações) falsas de restaurantes e outros estabelecimentos não são exatamente uma novidade, mas uma agência de marketing russa deu um passo além e resolveu oferecer o “serviço” abertamente.
Atenta às “demandas” trazidas pela Copa do Mundo, a “Bacon Agency” prometeu bombar os perfis de restaurantes russos enganando os algoritmos do TripAdvisor, popular site de dicas para viajantes.
Pagando 35 mil rublos (cerca de dois mil reais), os clientes podem realizar o sonho de ver o negócio na lista dos 10 melhores do TripAdvisor. A venda explícita de fraudes foi descoberta pela agência de notícias Reuters.
“O que você pode fazer se sérvios e suecos nunca foram ao seu estabelecimento e deixaram um review? Escreva você mesmo!”, diz a propaganda da “Bacon Agency” entregue a um restaurante em Ecaterimburgo, uma das cidades-sede da Copa.
Contatada pela Reuters, o dono da agência russa, Roman Baldanov, não apenas confirmou a história como declarou “entender” que o serviço é “ilegal do ponto de vista do TripAdvisor”. A “Bacon Agency” estaria apenas “atuando como intermediária entre restaurantes e freelancers que postam reviews falsos”.
Baldanov também argumentou que está “apenas testando um nicho” porque enxerga uma “alta demanda”. “Não somos os caras maus que entram e dizem olha, vocês precisam começar um embuste...Todos os restaurantes sabem que avaliações são compradas, e muitos usam este serviço”, disse ele à agência de notícias.
Ao menos seis restaurantes de região de Caliningrado receberam, de acordo com a Reuters, reviews altamente suspeitos. Os estabelecimentos tiveram seus perfis rastreados durante dois meses.
O café “Peperonchino”, por exemplo, fica a cerca de 20 minutos de carro do estádio da Copa do Mundo na cidade. Costumava receber cerca de uma avaliação por semana quando, segundo a Reuters, começou a receber uma enxurrada de reviews.
Foram ao menos 45 delas, a maioria feita por “usuários” com perfis criados este ano, fotos de bancos de imagens e, claro, classificando o restaurante com cinco estrelas. Resultado: do 28º lugar no ranking do TripAdvisor em Caliningrado, o “Peperonchino” passou à vice-liderança.
O UOL Esporte constatou que, mesmo com toda a repercussão, a “Bacon Agency” continua oferecendo o serviço de reviews falsos livremente. Parece, aliás, orgulhosa a respeito disso.
Por e-mail, a agência respondeu a uma solicitação pelo serviço. O UOL Esporte se passou por um dono de bar brasileiro tentando descobrir se, por acaso, a “Bacon Agency” poderia “bombar” perfis por aqui também.
Em nome da agência, “Alexander” respondeu dizendo que a “Bancon Agency” já prestou serviço para diversos clientes em outros países. Logo, a questão da língua não seria um entrave para criar avaliações falsas para o público brasileiro.
“Sim, nós já recebemos notícias sobre isso”, diz Alexander, aparentemente com ironia, sobre o fato de a agência estar no noticiário. Na sequência, ele confirma que a “Bacon Agency” segue vendendo reviews fajutos, explica que o preço do serviço “varia muito” dependendo da competitividade da área onde atua o estabelecimento, e pede “informações precisas” para calcular o quanto, afinal, custaria ludibriar os consumidores locais.
“Precisamos do nome do seu bar e de pelo menos seus 5 a 10 maiores competidores” orienta o e-mail, que também pede esclarecimentos sobre qual “nível” o bar deseja atingir e qual público quer atrair.
A Reuters também acessou um documento no qual a “Bacon Agency” revela o segredo para enganar os algoritmos do TripAdvisor: publicar reviews usando diferentes IPs, dispositivos, browsers e sistemas operacionais. As críticas, promete a agência, “estarão cheias de detalhes reais sobre o cardápio e a decoração”, assim como “fotografias reais que pediremos para você tirar”.
Ao UOL Esporte, a TripAdvisor afirmou que já conseguiu brecar atividades ilegais de mais de 60 empresas desde 2015. “Usamos sofisticadas tecnologias de detecção de fraudes para identificar padrões anormais de avaliações. As companhias de otimização deixam para trás um rastro de atividades que podemos rastrear pelo próprio fato de divulgarem seus serviços”, afirmou o site por meio de sua assessoria de imprensa.
O TripAdvisor lembra também que empresas pegas tentando usar tais serviços estão sujeitas a penalidades. Isso inclui o “red badge”, um aviso aos viajantes de que determinado lugar foi flagrado usando meios inescrupulosos para atrai-los. “Essa é uma penalidade ainda mais efetiva que retirar a empresa da lista do TripAdvisor, porque em alguns casos é isso o que o dono do negócio deseja. Ele não quer que futuros clientes tenham acesso a avaliações ruins.”
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