Topo

Copa 2018

Amistoso entre Argentina e Israel é cancelado, diz imprensa argentina

ALEJANDRO PAGNI/AFP
Imagem: ALEJANDRO PAGNI/AFP

Do UOL, em São Paulo

05/06/2018 17h13

Em função dos protestos de palestinos contra a seleção argentina, a Associação do Futebol Argentino (AFA) optou por cancelar o amistoso contra Israel, que ocorreria neste sábado (9), às 15h35 (de Brasília). A informação é da imprensa local.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

O jornal Olé e a emissora de TV TyC Sports confirmaram o cancelamento da partida. Nesta terça-feira, manifestantes foram até a porta do CT Joan Gamper, em Barcelona, e fizeram um ato de repúdio ao jogo que será realizado em Jerusalém.

Com bandeiras da Palestina e uniformes tingidos de vermelho para simbolizar sangue, as pessoas presentes no protesto manifestaram contra a decisão da federação argentina de levar a seleção para um jogo pré-Copa do Mundo no país.

Protesto treino Argentina - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Imagem: Albert Gea/Reuters

A Liga Árabe, organização de países sediada no Cairo, no Egito, divulgou um comunicado na última semana no qual representantes do Estado da Palestina na entidade dizem que Israel "aproveita" esse tipo de eventos para atender seus "propósitos políticos que não têm relação com o esporte, além de agredir os direitos do povo palestino".

O comunicado ainda cita que no estádio Teddy Kollek, onde aconteceria o amistoso, foi "construído sobre um dos povoados palestinos destruídos pela ocupação israelense".

Já na segunda-feira, um grupo formado por 70 crianças palestinas escreveu uma carta ao jogador argentino Lionel Messi para pedir que não disputasse o amistoso. Segundo o Olé, a delegação de Jorge Sampaoli agora tentará definir um novo adversário antes da Copa.

Em Israel, houve muita expectativa em torno do amistoso. Em apenas 20 minutos, foram vendidos quase todos os 34 mil ingressos disponíveis perante a oportunidade de ver estrelas como Messi, do Barcelona, Sergio Agüero, do Manchester City, e Angel Di María, do Paris Saint-Germain.

Copa 2018