Topo

Copa 2018

Tite prevê 100% de Neymar 'até o quarto jogo' e diz que ele topou reserva

Danilo Lavieri, Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Liverpool

03/06/2018 14h08

Tite se disse surpreso com a exibição de Neymar após longo tempo afastado por lesão, mas tratou de conter a euforia quanto ao retorno do atacante ao time titular. O atacante saiu do banco e marcou um golaço na vitória da seleção brasileira contra a Croácia por 2 a 0, neste domingo, em Liverpool.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Após a partida, Tite declarou que Neymar deverá alcançar a plenitude física no fim da primeira fase da Copa. “Até terceiro ou quarto jogo, [o Neymar] vai estar no padrão normal”, disse, em sequência a um discurso que a comissão técnica tem adotado para reduzir a expectativa.  

O treinador comentou que Neymar aceitou naturalmente a condição de reserva para o jogo deste domingo. "A própria manifestação dele em falar. Falamos e ele falou 'talvez o segundo tempo para mim seja melhor'". 

Neymar não atuava desde fevereiro, quando sofreu fratura no pé. Desde então, o jogador realizou intenso processo de recuperação, que começou no PSG e que tem sequência na seleção. Tite ressalta que é preciso ter cautela na liberação para os jogos. Por essa razão, o camisa 10 começou na reserva no jogo contra os croatas.

“A participação do Neymar é planejada, ele é diferente, mas não tem que haver a responsabilidade só dele em decidir porque fica desumano. Fico feliz por ele, Ricardo, Rafael e o doutor Rodrigo. Todos nós abraçamos ele. Voltou acima do padrão normal, da minha expectativa. Esperava muito menos dele. É um processo de retomada”.

A formação mais ofensiva, com Neymar, Coutinho e Willian, rendeu comentários do treinador, que pediu calma sobre eventualmente efetivar essa mudança. "Tenho de ter observações, dados estatísticos, é uma análise secundária. A primeira é visual, de sentir o jogo. O Coutinho deu essa possibilidade, o Willian está muito bem, Neymar voltou lá em cima. Passa a ser uma possibilidade, por mais ansioso que possa ser em colocar, vamos dar o tempo de recuperação, de trabalho. Passa a ser uma possibilidade real cada vez que atua bem? Sim. Não posso esquecer, vencemos a Alemanha com Fernandinho por dentro", comparou. 

"Fernandinho participou pouco nesse jogo, mas não é o conceito. Ele é articulador e tem bom passe. Quando se enfrenta jogos de alto nível, em termos estratégicos, o adversário equilibrou e vai ser melhor. Foi assim no primeiro tempo. A Croácia não teve chances, mas foi assim. Nessa pressão psicológica do Mundial, é assim, vai ser assim. Chegou no intervalo e falei 'vocês queriam enfrentamento de nível alto'? A marcação foi boa, mas o Modric saía dele quando a gente roubava a bola e agredia o Miranda. Nós não furamos essa primeira linha deles para o homem (Fernandinho) chegar na frente", resumiu. 

Confira todas as declarações de Tite

Elogios para Danilo

Danilo jogou muito, Danilo jogou muito. As ações defensivas de cobertura beiraram a perfeição. A ultrapassagem foi no timing exato com Willian. Não queira trazer habilidade de construção de Marcelo para ele. Vai ter força e ultrapassagem. Ele surpreendeu. Ele não vai construir igual o Marcelo. Mas jogou muito.

Jogadores qualificados

Jogo de alto nível. A qualidade técnica das duas equipes é muito alta. Recursos técnicos...quando vê Neymar, Fernandinho, Coutinho, Modric jogarem. Fica o espetáculo e a grandeza do jogo. Dificuldades tivemos com uma marcação mais forte, curta e acelerada dificultando nossa saída de bola. É uma ideia de futebol e se corre o risco, é inevitável. Construímos 14 finalizações saindo jogando. No segundo tempo, a Croácia acelerou, mantivemos o ritmo e criamos as oportunidades.

Importância do emocional

Futebol é o que a gente vê e o que sente. Tem percepções que a gente transcende. A relação de confiança que se estabelece, pesa. O emocional pesa em Copa do Mundo, a relação de confiança. Comecei a palestra dizendo que tem risco de machucar. A primeira coisa é se tem medo excessivo proporciona medo de machucar. Fico com medo, perde performance e confiança. Vem para o jogo com essa mentalidade.

Cuidados com Paulinho

Outro cuidado que vamos ter que ter. Ele é o que mais jogou em duas temporadas. 6 mil e poucos minutos. É o pico. O atleta que mais jogou. E por mais que seja um animal, tenha uma capacidade, acaba prejudicando. Seguramos o Marcelo, o Miranda, demos jogo ao Filipe que precisava. Vamos a partir de amanhã avaliar e pensar neste sentido. Fernandinho também levando o amarelo ficou impossibilitado de ficar no jogo. 

Willian recebe elogios

(por Cleber Xavier) A importância do Willian, é um jogador de velocidade pelo lado, dando amplitude, estamos trabalhando para dar lances de flutuação, mostrando lances do Chelsea em que ele fez, e el dá competitividade pelo lado. Transição defensiva rápida, ofensiva rápida, 1x1.

Copa 2018