Topo

Copa 2018

Amistoso do Brasil fica sem VAR, mas terá comunicação por rádio na comissão

Tite, Cleber Xavier e Matheus Bacchi se comunicaram por um rádio em Anfield - Pedro Martins/Mowa Press
Tite, Cleber Xavier e Matheus Bacchi se comunicaram por um rádio em Anfield Imagem: Pedro Martins/Mowa Press

Danilo Lavieri, Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Liverpool (Inglaterra)

03/06/2018 10h14

A seleção brasileira terá novidades eletrônicas no amistoso deste domingo (3), contra a Croácia, em Liverpool. Após reunião no último sábado (2), ficou decidido que as comissões técnicas poderão se comunicar via rádio com auxiliares posicionados em camarotes do estádio de Anfield.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

O auxiliar técnico Cleber Xavier será o responsável pelo rádio no banco de reservas, se comunicando com o também auxiliar Matheus Bachi, que estará em uma parte superior do estádio.

Por outro lado, o duelo amistoso deste domingo não terá utilização do árbitro de vídeo (VAR). Ainda que a Fifa já permita tal recurso em caráter de teste, não havia tempo hábil para providenciar tal tecnologia no estádio do Liverpool para Brasil x Croácia.

As novidades fazem parte de um pacote aprovado pela Fifa e em vigor desde a última sexta-feira (1). Elas poderão ser usadas já na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Por isso, as equipes já estão em processo de teste. É provável que a comunicação seja permitida para o próximo amistoso, contra a Áustria, no domingo (10).

Na Copa do Mundo, o Brasil enfrenta a Suíça no dia 17, em Rostov. Depois da estreia, a seleção ainda enfrenta a Costa Rica e a Sérvia para completar a primeira fase.

Copa 2018