Pedido por jogadores, Fernandinho titular protege Marcelo e agrada seleção

Ao entrar em campo neste domingo (3), no estádio de Anfield, em Liverpool, a seleção brasileira terá uma formação que vem agradando Tite nos últimos meses. A escalação com Fernandinho entre os titulares e uma nova configuração no meio de campo, no entanto, não anima apenas a comissão técnica. A distribuição tática com o volante do Manchester City deixa os jogadores da equipe mais satisfeitos.
- Confira a tabela completa e o calendário de jogos
- Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário
Ainda que se confirme apenas com o aval de Tite e seus auxiliares, a composição de Fernandinho ao lado de Casemiro foi um pedido de parte dos jogadores. A ideia era que algumas peças da equipe tivessem mais liberdade para atacar, especialmente Marcelo.
A proteção reforçada à zaga é uma característica de Tite, especialmente em ocasiões de confronto contra times que se lançam mais ao ataque, como é o caso da Croácia, adversária da partida preparatória deste domingo.
A filosofia do treinador, inclusive, já está marcada na cabeça dos jogadores da seleção brasileira.
“É um pouco diferente do que eu jogo no clube, mas eu vejo que não muda muita coisa principalmente pelos jogadores que nós temos. Tem o Coutinho, que jogou contra a Alemanha, e o Marcelo, que apoia bastante. Posso dar sustentação. E a gente tem equilíbrio maior, principalmente para sofrer contra-ataque. Não vai ser um tipo de jogo em que vai todo mundo para frente e deixa a defesa exposta. Encaixa muito neste sentido. E quando tiver a posse de bola, tentar distribuir a bola de maneira dinâmica”, comentou Fernandinho.
A variação, pensada em diversas conversas entre jogadores e comissão técnica, foi viabilizada nos amistosos do último mês de novembro. Contra a Inglaterra, em Wembley, Fernandinho foi titular ao lado de Casemiro. Renato Augusto, que não vinha bem, foi sacado.
Em março, contra Rússia e Alemanha, a repetição da opção no meio de campo. E agora, às vésperas da Copa e com Renato Augusto lesionado, a aparição de Fernandinho no time titular se torna uma tendência para o Mundial.
"O Fernandinho te remete a uma característica que já era dele na época do Atlético-PR e do Shakhtar. Ele tem o DNA de passador e articulador. Ele dá um poder de marcação e dá uma liberdade para o Marcelo e para o atacante de lado esquerdo", avaliou Tite.
Além da formação destacada entre os volantes, outro ponto importante da escalação para o jogo é a ausência de Neymar. Ainda em busca do ritmo ideal de jogo após lesão e cirurgia no pé direito, o craque começará o amistoso deste domingo no banco de reservas. A seleção encara a Croácia em Liverpool com Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Willian e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus.
Após o primeiro amistoso nesta preparação para a Copa, a seleção brasileira ainda encara a Áustria, em Viena, no dia 10, antes da estreia no Mundial – dia 17, contra a Suíça, em Rostov.
BRASIL x CROÁCIA
Data/Hora: 03/06/2018, às 11h (de Brasília)
Local: Anfield Stadium, em Liverpool (Inglaterra)
Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)
Assistentes: Stuart Burt e Simon Bennett
CROÁCIA: Subasic; Vrsaljko, Corluka, Lovren e Strinic; Rakitic e Badelj; Mandzukic, Modric e Perisic; Kramaric. Treinador: Zlatko Dalic.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.