Topo

Copa 2018

Quem é Amanda Gomes, a Neymar, que se destaca com a camisa do Sampaio-MA?

Amanda Gomes Dias, a Neymar, chegou ao Sampaio Corrêa em 2017; neste ano, disputa o Brasileiro Série A2 - Mulherada do Futebol/Divulgação
Amanda Gomes Dias, a Neymar, chegou ao Sampaio Corrêa em 2017; neste ano, disputa o Brasileiro Série A2 Imagem: Mulherada do Futebol/Divulgação

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

02/06/2018 04h00

Em 9 de maio, o Sampaio Corrêa encarou o São Gonçalo (CE) pela terceira rodada da Série A2 do Campeonato Brasileiro feminino de futebol. Jogando no Estádio do Castelão, em São Luís, venceu por 2 a 0, graças a um gol de Neymar no primeiro tempo e outro de Monique no segundo.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Neymar, na verdade, é o apelido de Amanda Gomes Dias. Contratada em 2017, ajudou o time maranhense a conquistar o campeonato estadual do mesmo ano, o que deu ao Sampaio uma vaga no Brasileirão Série A2 de 2018.

Nascida em Goiânia no dia 3 de abril de 1996, Amanda começou a jogar em Arapoema (TO), onde morava na juventude. O início foi no futsal, ainda na escola. De lá, virou atleta do Paraíso Esporte Clube (TO), onde foi “disputar vaga” no campo. A pedido dela, ganhou o apelido.

“O dono do time perguntou qual era o apelido pelo qual eu gostava de ser chamada. Eu disse: Neymar. Aí pegou. Me chamam mais de Neymar do que de Amanda”, contou a atacante por telefone ao UOL Esporte. A escolha, segundo ela, veio pelas características parecidas de jogo, mas também pela admiração pelo atacante da seleção brasileira.

Do Paraíso, Neymar foi chamada em 2016 para jogar no JV Lideral (MA). O time foi eliminado nas semifinais do Campeonato Maranhense pelo Boa Vontade, mas a atacante ao menos conseguiu se destacar. De volta ao Tocantins no fim do ano, foi convidada a defender o Newry City Ladies FC, time da Irlanda do Norte que disputaria a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa na temporada 2016/2017.

“Veio um cara do clube procurar em Palmas, porque eu estava jogando futsal pelo Estrela Real. Ele foi lá em Palmas e escolheu sete jogadoras”, conta Neymar. No entanto, sem jogar, voltou ao Brasil ainda em 2017, agora para disputar o Campeonato Maranhense pelo Sampaio Corrêa. Acabou campeã.

amanda Neymar pelo Sampaio Corrêa - Mulherada do Futebol/Divulgação - Mulherada do Futebol/Divulgação
Neymar chegou ao Sampaio após defender time da Irlanda do Norte
Imagem: Mulherada do Futebol/Divulgação

Salário, alojamento e rotina de fã

No Paris Saint-Germain, o atacante Neymar recebe 3 milhões de euros (mais de R$ 13,3 milhões) por mês, segundo o jornal L’Equipe. Já a Neymar do Sampaio Corrêa tem vencimentos bem mais modestos: recebe R$ 954 por mês, o equivalente a um salário mínimo.

Amanda Neymar de frente - Mulherada do Futebol/Divulgação - Mulherada do Futebol/Divulgação
Amanda Neymar vive nos alojamentos do Sampaio Corrêa e recebe um salário mínimo do clube
Imagem: Mulherada do Futebol/Divulgação
Ainda assim, a jogadora se sustenta. Morando no alojamento do clube, longe da família, usa seu salário para pagar suas próprias despesas. Aos 22 anos, comemora a possibilidade de disputar pela primeira vez uma das duas divisões do Campeonato Brasileiro feminino.

“Para mim, está sendo uma experiência muito boa”, diz a atacante. “É uma coisa nova, em que eu posso estar fazendo uma coisa que eu gosto.”

No alojamento do Sampaio, Neymar leva uma rotina de fã do astro da seleção brasileira. Quando o sinal do celular permite, fica de olho inclusive na conta do atacante no Instagram.

“Sigo ele em redes sociais. Vejo todos os jogos dele: PSG, seleção... Assisto todos”, diz a jogadora, que adota um tom cauteloso para falar das expectativas para a participação do camisa 10 na Copa do Mundo de 2018. “Para mim, ele merece estar onde está, é um excelente jogador. E tenho certeza de que ele vai ajudar a seleção”, completou.

Copa 2018