1º amistoso pré-Copa tem lista de desafios para Brasil se provar na hora H

O Brasil faz neste domingo, às 11h de Brasília, o primeiro de seus dois amistosos antes da Copa do Mundo da Rússia com uma lista de desafios. Diante da Croácia, em Liverpool, a seleção de Tite tenta provar que sua preparação não deixou brechas. Entre os testes estão a capacidade de superar a ausência de Daniel Alves, lesionado, a eficiência da recuperação de Neymar e o desempenho do jovem Gabriel Jesus como capitão.
- Confira a tabela completa e o calendário de jogos
- Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário
Será o primeiro jogo da equipe desde a contusão que tirou Daniel Alves do Mundial. Danilo começará como titular. Ele saiu na frente na briga pela vaga porque o corintiano Fágner se recupera de contusão.
Tite adiantou que Neymar iniciará o amistoso no banco de reservas, mas entrará no segundo tempo do jogo como parte de sua recuperação após passar por cirurgia no pé direito. Será a hora de testar se o trabalho foi eficiente como planejou a comissão técnica da seleção brasileira.
Enquanto o camisa 10 não estiver em campo, será a hora de o treinador testar como outros jogadores se viram sem a presença dele. “Quem vai sair (para Neymar entrar)? Não sei. Mas ele vai entrar. É a nossa projeção em cima da escala evolutiva. Ele precisa ser protagonista, mas os outros também precisam ser protagonistas”, disse Tite.
Já Gabriel Jesus passará pela prova do líder. Seguindo seu esquema de rodízio de capitães, Tite entregou a faixa para o atacante. É a primeira vez que ele desempenhará a função na seleção. “Tenho que assumir essa responsabilidade. Não é fácil, mas vou assumir”, declarou Jesus sobre a novidade. Além de mostrar que sabe se portar como capitão, ele tem a penúltima oportunidade antes do Mundial de provar que merece mais do que Firmino ser titular.
Quem é experiente também terá desafio contra a Croácia. Thiago Silva começará jogando e tem a possibilidade de convencer definitivamente Tite de que merece o lugar de Marquinhos na zaga. O treinador deixou claro que ambos e Miranda estão no mesmo nível. “Às vezes dói o coração. E essa foi uma decisão muito, muito difícil”, disse o técnico sobre a opção por Thiago.
O meio-campista Fernandinho vive situação semelhante em relação a Renato Augusto, que ficou em Londres para cuidar de seu joelho esquerdo.
A escolha do adversário deste domingo também representa um desafio para os comandados de Tite. Ao contrário do que aconteceu antes de vários outros Mundiais, os dois últimos amistosos não serão com notórios sacos de pancadas. A Croácia será o primeiro adversário do Brasil em um teste às vésperas de Copa do Mundo que também estará na competição. “Quando a gente escolheu os adversários para a fase de amistosos, tentou achar perto do que iria encontrar (na primeira fase da Copa). Mas o primeiro objetivo seria jogar com adversários que tivessem um pouco mais de nível”, contou Cléber Xavier, auxiliar de Tite.
Para a comissão técnica da seleção, a Croácia pode espelhar o estilo de jogo da Sérvia, adversária do Brasil na primeira fase na Rússia. Depois dos croatas, a seleção encerra sua participação pré-Copa diante da Áustria, em Viena, no próximo dia 10.
BRASIL x CROÁCIA
Data/Hora: 03/06/2018, às 11h (de Brasília)
Local: Anfield Stadium, em Liverpool (Inglaterra)
Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)
Assistentes: Stuart Burt e Simon Bennett
CROÁCIA: Subasic; Vrsaljko, Corluka, Lovren e Strinic; Rakitic e Badelj; Mandzukic, Modric e Perisic; Kramaric. Treinador: Zlatko Dalic.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.