Topo

Copa 2018

Companheiros de Fla celebram liberação de Guerrero, mas clube se cala

Berrío, Guerrero e Diego comemoram gol do Flamengo contra a Chapecoense - Armando Paiva/AGIF
Berrío, Guerrero e Diego comemoram gol do Flamengo contra a Chapecoense Imagem: Armando Paiva/AGIF

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/06/2018 04h00

A notícia da liberação do Tribunal da Suíça para Guerrero disputar a Copa do Mundo pelo Peru trouxe um sentimento de alegria ao vestiário do Flamengo. Após a vitória sobre o Bahia por 2 a 0 nesta quinta-feira, que colocou a equipe como líder isolada do Campeonato Brasileiro, os jogadores fizeram questão de demonstrar a felicidade com o acontecimento na carreira do companheiro, em um contraste total em relação ao clube, que não se manifestou institucionalmente sobre a decisão que anulou momentaneamente a suspensão do atacante por flagra no doping.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Membro da legião de estrangeiros do elenco, o colombiano Cuéllar mandou uma mensagem para o peruano.

“Assim que eu fiquei sabendo, fiz questão de mandar uma mensagem para ele. É um cara que merece muito. A justiça foi feita. Espero que ele seja o artilheiro da Copa”, declarou.

O meia Diego, que demonstrou certa mágoa por não ter sido convocado, lembrou dos momentos de agonia de Guerrero enquanto estava suspenso.

“Estou muito aliviado. Acompanhamos de perto essa agonia que ele estava passando. Foi feita a justiça pelo menos em parte. Agora ele tem a possibilidade de jogar uma Copa, que é o sonho de todo jogador. Desejo tudo de bom, mas nem tanto contra o Brasil (risos)”, brincou o camisa 10.

Presente na lista de suplentes da seleção brasileira, o meia Lucas Paquetá diz que compartilhará um pouco da torcida para o Peru por conta de seu companheiro.

“Feliz demais por ele. Ele merece. Vamos estar com um coração um pouquinho no Peru”, disse.

Confiante de que conseguiria liberação, Guerrero já vinha treinando com a seleção do Peru - Reuters - Reuters
Confiante de que conseguiria liberação, Guerrero já vinha treinando com a seleção do Peru
Imagem: Reuters

Um dos mais queridos por Guerrero por conta de seu jeito extrovertido, o lateral direito Rodinei prometeu entrar em contato com o atacante.

“Hoje de manhã abri o site e vi que ele tinha sido liberado. Ainda não mandei mensagem, estava focado no jogo, mas agora vou sair para comer e vou mandar um áudio para ele, dizer que Deus é fiel. Foi feita a Justiça. Irei dar os parabéns para ele”, declarou.

Técnico da equipe, Mauricio Barbieri lembrou da amizade que o peruano tem com o elenco:

“Recebemos da melhor maneira possível. Ele é muito querido, respeitado, o elenco todo tem um carinho imenso por ele. A sensação não só do elenco, mas da torcida de maneira geral, é a de que seria uma grande injustiça tirar essa oportunidade dele. Estamos todos na torcida para que ele faça uma grande Copa do Mundo”.

O Flamengo ainda não definiu qual postura irá adotar perante o caso. Primeiro o clube quer saber se a decisão permite utilizá-lo após o Mundial. Segundo, já discute um processo contra a Federação do Peru por perdas e danos até porque há bastante irritação com a situação, uma vez que Guerrero foi pego em exame antidoping quando estava com a seleção peruana, em partida das eliminatórias da Copa.

Pelo lado do jogador, há também frieza. No comunicado oficial onde comemorou a liberação para disputar a Copa do Mundo, o peruano fez diversos agradecimentos, mas o nome do clube não foi citado em nenhum momento.

Copa 2018