Topo

Copa 2018

Fifa anunciará finalistas do prêmio de melhor do mundo oito dias após Copa

Cristiano Ronaldo, que disputará a Copa do Mundo em 2018, é o atual melhor do mundo - Ben Stansall/AFP
Cristiano Ronaldo, que disputará a Copa do Mundo em 2018, é o atual melhor do mundo
Imagem: Ben Stansall/AFP

Do UOL, em São Paulo

31/05/2018 15h23

Os dez melhores jogadores do mundo da última temporada terão os nomes revelados no próximo dia 23 de julho, apenas oito dias depois do encerramento da Copa do Mundo da Rússia. A Fifa anunciou nesta quinta-feira, além da data de revelação dos finalistas, o dia da premiação: 24 de setembro de 2018 em Londres, na Inglaterra. "Em ano de Copa do Mundo, os prêmios ganharão um novo significado, com os maiores jogadores e treinadores de futebol dos seis continentes se esforçando para serem coroados como os melhores", disse a entidade, aumentando a expectativa pela premiação, no anúncio das datas.

A Fifa distribuirá nove premiações em Londres: melhor jogador masculino do mundo, melhor jogadora feminina do mundo, melhor técnico de times masculinos do mundo, melhor técnico de times femininos do mundo, melhor goleiro, gol mais bonito (Prêmio Puskas) e homenagens a fair play, torcida e jogo de videogame licenciado. Os últimos vencedores como jogador e jogadora foram Cristiano Ronaldo e Lieke Mertens.

“Como uma cidade apaixonada por futebol em um país com uma forte herança futebolística, Londres será mais uma vez um excelente destino para sediar o prêmio de melhor do mundo da Fifa, e estamos ansiosos para voltar após o sucesso da segunda edição do ano passado. Com a Copa do Mundo de 2018 mostrando o melhor do futebol em toda a Rússia neste verão, há tudo para fazermos dos prêmios deste ano uma ocasião realmente excepcional ", disse Zvonimir  Boban, vice-secretário-geral da entidade.

A Copa do Mundo da Rússia começa no dia 14 de junho, com o embate entre Rússia e Arábia Saudita, e termina no dia 15 de julho.

A votação de melhor do mundo será definida 25% por votos de capitães de seleções nacionais, 25% por votos de treinadores de seleções, 25% por votação no site da Fifa e 25% por votos de mais de 200 jornalistas especializados. A partir disso, dez candidatos serão pré-selecionados para os prêmios de melhor jogador (a) e técnico (a) e revelados em 23 de julho, com a abertura da votação no mesmo dia. A votação para as outras categorias permanecerá aberta até 10 de agosto.

Copa 2018