Topo

Copa 2018

Brasileiros invadem perfil da Fifa e pedem liberação de "Canarinho Pistola"

Do UOL, em São Paulo

30/05/2018 19h11

Após uma convocação feita pelos diversos perfis humorísticos do Canarinho Pistola, mascote da seleção brasileira que se tornou personagem nas redes sociais, uma legião de brasileiros invadiu as redes sociais da Fifa exigindo a liberação do pássaro mais revoltado do Brasil.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

A hashtag #LiberaOCanarinho está sendo publicada milhares de vezes nos comentários das publicações da Fifa. No Instagram oficial da Copa do Mundo, por exemplo, uma foto da seleção espanhola de 1986 tem concentrado os esforços dos internautas.

Como o aplicativo costuma bloquear temporariamente os usuários que fazem spam – isto é, que postam muitas vezes a mesma mensagem –, muitos estão apelando para variações da mesma mensagem. Alguns estão escrevendo “Free Canarinho Pistola”.

canarinho - reprodução/Instagram - reprodução/Instagram
Imagem: reprodução/Instagram

O Canarinho Pistola sofreu um baque nesta quarta-feira, data em que a Fifa proibiu o acesso do mascote revoltado mais querido do Brasil nos jogos da seleção durante a Copa do Mundo. A decisão da entidade máxima do futebol mundial deixou o próprio canarinho (conta fake, obviamente) e a torcida brasileira ainda mais pistola, como testemunha-se nas redes sociais.

No Twitter, a página do passarinho repercutiu a nota publicada na coluna "De Primeira" do UOL Esporte e não escondeu a revolta com a decisão da Fifa, que vai apenas permitir o acesso do lobinho Zabivaka, o mascote oficial do torneio, no gramado. Imediatamente, o povo brasileiro apoiou o Canarinho Pistola contra o veto.

Copa 2018