Contra terrorismo, França proíbe 'fan fest' em vias públicas durante a Copa
Nesta terça-feira (29), o Governo da França anunciou que os eventos de retransmissão de jogos da Copa do Mundo em telões só acontecerão se a organização garantir uma série de requisitos de segurança. As chamadas “fan fest” não poderão ser realizadas em vias públicas e terão acesso controlado.
- Confira a tabela completa e o calendário de jogos
- Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário
A medida é uma prevenção a ataques terroristas a aglomerações de pessoas. De acordo com o ministro do Interior, Gérard Collomb, os telões em vias públicas serão “supervisionados por forças de segurança em conjunto com autoridades locais, como no caso da Euro 2016”. Na prática, a expectativa é de que cada torcedor seja identificado para entrar no evento.
Um telegrama do Governo francês enviado a prefeituras explica que cada “fan fest” terá acesso “estritamente controlado” por seguranças contratados pela organização do evento — e não providos pelo Estado.
“No contexto de ameaça terrorista atual, as prescrições que haviam prevalecido durante a Eurocopa de 2016 voltam a ser aplicáveis, nos mesmos padrões elevados”, escreve o ministro no documento, ao qual a agência de notícias AFP teve acesso. Desta forma, os telões só poderão estar em locais fechados: estádios, pavilhões, centros de exposição etc.).
Em 2016, durante a Euro, os eventos com telões de transmissão de jogos foram proibidos em espaços públicos desprotegidos. Apenas dez zonas de cidades-sede foram organizadas para torcedores que não estivessem nos estádios.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.