Topo

Copa 2018

Cavani caça javali, expõe 'troféu' em vídeo e é notificado pelo Governo

Vestido de caçador, Cavani aparece em foto ao lado de carcaça de javali (canto inferior direito) - Divulgação
Vestido de caçador, Cavani aparece em foto ao lado de carcaça de javali (canto inferior direito) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/05/2018 17h12

Um passatempo de Edinson Cavani tem recebido várias críticas nas redes sociais nesta terça-feira (29). O atacante da seleção uruguaia gravou um vídeo no qual aparece ao lado de um javali recém-morto durante uma caçada. A imagem criou polêmica e dividiu opiniões no Uruguai, e até o Governo notificou o jogador contra o exibicionismo.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

“Aqui temos nosso amigo”, diz o atacante ao mostrar o animal morto (veja no vídeo abaixo). Enquanto ele filma, um amigo abre e fecha a boca do javali morto, batendo a cabeça do bicho.

Frente a repercussão em torno do vídeo, a Direção Nacional de Meio-Ambiente do Uruguai (Dinama) fez pronunciamento condenando a atitude de Cavani. Mais do que a caça em si, o problema seria glorificar o ato. “Vemos com preocupação a apologia à caça e à morte”, disse o diretor Alejandro Nario ao jornal El Observador. No entanto, como não há indícios de irregularidades, o comportamento do jogador não custou mais do que o puxão de orelha.

A caça ao javali (nome científico: Sus scofra) é permitida em todo o território uruguaio, pois o animal é tratado como praga desde 1982. Um decreto presidencial daquele ano considera “conveniente reduzir as populações de javalis a fim de diminuir o prejuízo que ocasionam aos produtores rurais”.

Daí a revolta de alguns fãs de Cavani nas redes sociais. “Não posso acreditar que haja imbecis que critiquem Cavani por ter caçado um javali. Não têm a menor ideia do dano que causam a animais e plantações”, escreveu um deles no Twitter.

Copa 2018