Topo

Copa 2018

CBF anuncia liberação de convocados "reservas" para jogar o Brasileiro

Maikyson Coelho/Cruzeiro
Imagem: Maikyson Coelho/Cruzeiro

Danilo Lavieri, Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis

25/05/2018 14h48

A CBF divulgou na tarde desta sexta-feira que os 12 jogadores presentes na lista de suplentes da seleção brasileira para a Copa do Mundo estão liberados para defenderem seus clubes no Campeonato Brasileiro. A reportagem do UOL Esporte apurou, no entanto, que a entidade não recebeu nenhum documento da Fifa oficializando tal informação.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Segundo apuração, a CBF decidiu "bancar" a liberação se baseando no envio da lista final de 23 nomes à Fifa, procedimento que, de acordo com ela, foi feito nesta sexta-feira. A entidade já comunicou os clubes brasileiros que têm jogadores nessa relação, revelada nesta tarde pelo UOL Esporte.

Como havia revelado a coluna "De Primeira", do UOL, a CBF demorou a entrar em contato direto com a Fifa e ficou sem resposta para o impasse a respeito do regulamento geral da Copa - que determinava que os atletas presentes à lista de 35 convocados não poderiam entrar em campo a partir do dia 21 de maio (última segunda).

O imbróglio chegou a afetar o Palmeiras. Por precaução, a equipe decidiu não escalar Dudu na partida contra o América-MG, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira (23). O temor era de uma eventual punição aplicada pela Fifa.

20 já estão integrados

Desde o início da semana, 20 jogadores já estão integrados à seleção e treinam na Granja Comary até este sábado, quando ganham folga após as atividades da manhã. No dia seguinte, a delegação embarca do Rio de Janeiro para Londres, onde dará sequência à preparação para a Copa.

Marcelo, Casemiro e Roberto Firmino se juntam ao grupo na segunda-feira, já na capital inglesa. O trio entra em campo neste sábado na final da Liga dos Campeões, entre Liverpool e Real Madrid, em Kiev, na Ucrânia.

Copa 2018