Topo

Copa 2018

Treino aberto causa tumulto e multidão com crianças se espreme em grade

Torcedores se aglomeram no acesso ao centro de treinamento da seleção - Dassler Marques/UOL
Torcedores se aglomeram no acesso ao centro de treinamento da seleção Imagem: Dassler Marques/UOL

Danilo Lavieri, Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis

25/05/2018 14h14Atualizada em 25/05/2018 15h55

Depois de quatro dias com portões fechados aos torcedores, a CBF liberou o acesso na atividade marcada para a tarde desta sexta-feira (25). A entrada dos fãs, porém, saiu do controle e gerou tumulto na porta da Granja Comary, em Teresópolis.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

À frente do centro de treinamento onde trabalha a seleção, a polícia militar foi chamada para tentar controlar o acesso diante de torcedores mais exaltados. Cerca de 400 pessoas, incluindo crianças, foram ao local, bloqueando o acesso ao condomínio. O treino tem início às 16h (de Brasília).

Em um primeiro momento a pequena multidão ficou concentrada no portão principal do condomínio onde está a Granja Comary, só que a aglomeração estava impedindo a circulação de moradores. A segurança, então, decidiu autorizar a entrada dos torcedores até um local estreito onde ainda não era possível ver o campo. 

Com menos vazão do que a localização inicial, a multidão começou a se espremer na grade que separa o caminho da área de treinamento da Granja. Com muitas crianças presentes e uma situação já fora do controle, as pessoas pediam a liberação para o gramado.

Para tentar evitar aglomerações, a CBF só confirmou a atividade aberta ao público nesta sexta-feira, naquele que será o único contato neste ano da seleção com a torcida antes do embarque para a Copa do Mundo. A atividade de sábado será novamente fechada.

Até a última quinta-feira (24), apenas patrocinadores da entidade puderam acompanhar os atletas mais de perto, casos da companhia aérea Gol e do banco Itaú, presentes nos treinos de quarta e quinta.

A ideia inicial de Tite era diferente. O treinador esperava fazer um amistoso de despedida no Rio de Janeiro, no Maracanã, para saudar torcedores e absorver uma energia positiva antes do embarque à Europa. O calendário, no entanto, impossibilitou esse jogo.

A seleção treina na Granja Comary até a manhã deste sábado e depois libera os jogadores até domingo, quando eles se reúnem no Rio de Janeiro e seguem para Londres, onde a equipe dará prosseguimento na preparação para a Copa do Mundo.

Copa 2018