Truque impediu França de enfrentar Brasil antes da final de 98, diz Platini

De acordo com Michel Platini, a Copa do Mundo de 1998 teve um pequeno truque para que Brasil e França não se enfrentassem antes da final. O ex-jogador francês, um dos organizadores da competição, afirmou que o calendário não permitia o confronto antes da decisão caso as duas seleções terminassem na primeira colocação em seus respectivos grupos.
- Confira a tabela completa e o calendário de jogos
- Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário
"Quando organizamos o calendário, fizemos um pequeno truque. Se terminássemos em primeiro no grupo e o Brasil também terminasse em primeiro, não poderíamos nos encontrar antes da final. Nós não ficamos entediados por seis anos para organizar a Copa do Mundo para não fazermos algumas pequenas travessuras", confessou Platini, em entrevista à rádio francesa "France Bleu".
As duas seleções chegaram à Copa do Mundo como cabeças de chave: o Brasil por ser o atual campeão e a França por ser a nação sede. Antes de 1998, as seleções entrariam no sorteio como qualquer outra, sujeita à sorte.
No entanto, em 1998, a França foi colocada no grupo A, e o Brasil foi posto no grupo C antes do sorteio das outras seleções. Este foi o truque a que Platini se refere. Desde então, o atual campeão voltou a figurar no sorteio antes de perder sua vaga automática para a próxima competição. O país sede foi mantido como cabeça de chave do grupo A.
A entrevista na íntegra será veiculada pela “France Bleu” neste domingo (20).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.