Blogueiros queriam Arthur e alertam sobre lateral; PVC vê banco frágil
O técnico Tite anunciou nesta segunda-feira (14) os 23 jogadores que defenderão a seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia. Como sempre, a lista não consegue agradar a todos, e por conta disso, o UOL Esporte convocou seus blogueiros para analisar os brasileiros convocados para o Mundial. Houve alguma surpresa? Algum jogador que merecia estar na lista e não foi chamado? Onde a seleção está melhor servida? Entre as observações feitas, eles dizem ter sentido falta do meio-campista Arthur, do Grêmio. Além disse, alertam para a fragilidade de um setor específico: a lateral. Confira:
- Confira a tabela completa e o calendário de jogos
- Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário
1) Qual foi a principal surpresa da lista?
Não houve surpresa e esta é a grande marca da lista.
JULIO GOMES
A lista não teve surpresas. O nome que eu não esperava era o do Taison, por haver muita gente de lado de campo na lista. Mas surpresa, não é.
PERRONE
Não vi nenhuma surpresa. A convocação de Tite foi coerente com o trabalho dele desde que assumiu a seleção. A presença de Taison, por exemplo, não é surpreendente já que ele foi bem testado pelo treinador.
PVC
Não houve surpresa. Apenas a constatação de que Tite seguiria com os jogadores com os quais vinha trabalhando. Não houve surpresas. Há discussões.
RODRIGO MATTOS
Maior surpresa foi a presença de Taison. O jogador vinha sendo convocado regularmente por Tite, mas o técnico surpreendeu ao incluir um quinto jogador que atua pelos lados do campo. Havia outros atletas do meio como Arthur que disputavam esta última vaga.
2) Quem foi o maior injustiçado?
Injustiçado não diria, mas teria levado o Arthur. Até como um legado para 2022. Mas principalmente por suas características, de jogador que acelera e desacelera, dita o ritmo e tem tanta qualidade que fez o Barcelona investir em um meio-campista raríssimo, talvez único, no futebol brasileiro.
JULIO GOMES
O termo é muito forte. Quem eu convocaria - e não foi - é Arthur. Mas dizer que a ausência dele é uma injustiça seria muito forte.
MENON
O maior injustiçado foi Arthur. Ao contrário de outros jovens, foi testado e jogou bem. É um volante moderno. Mais que um volante, é um todo campista. Vai jogar muitas Copas. Deveria jogar essa.
PERRONE
Não vejo um grande injustiçado. O santista Vanderlei e o gremista Arthur conquistaram o direito de pleitear a vaga, mas Cássio e Taison também.
PVC
Luan. Porque é o melhor jogador da América do Sul, eleito assim em 2017.
RODRIGO MATTOS
Não vejo uma grande injustiça. Mas, na minha visão, teria levado Arthur no lugar de Taison por ser um jogador que dá bastante dinâmica ao meio-campo. Outra opção seria Luan que daria uma opção diferente de jogo no ataque, e até pode atuar como armador.
3) Qual é a posição mais frágil? E onde o Brasil está mais forte?
Fragilidade maior na lateral direita, pela ausência do Daniel Alves e nomes sem afirmação. Mais forte no centro do ataque. Gabriel Jesus e Firmino estão no topo do futebol mundial na função.
JULIO GOMES
A lateral-direita, com Fágner e Danilo, jogadores com muitas deficiências. A maior força é na presença de muitos jogadores de qualidade para atacar pelos lados. O gol também está muito bem servido.
MENON
O mais frágil é a lateral direita. Daniel Alves, titular absoluto, está fora. E os reservas tiveram poucas chances, não estão entrosados. Tenho também certa desconfiança dos zagueiros.
PERRONE
A mais frágil é a lateral direita. Danilo e Fágner são os melhores à disposição do treinador, mas em condições normais não passariam de bons reservas. O melhor da seleção está no meio-campo e no ataque. Tanto pela qualidade individual dos jogadores como pelo entrosamento, aplicação tática e movimentação.
PVC
A fragilidade está no grupo de reservas. Há apenas três que mudam jogos: Douglas Costa, Willian e Firmino. Os demais são coadjuvantes.
RODRIGO MATTOS
Essa geração brasileira tem duas posições carentes: um armador que atue como articulista e um jogador alto para atuar como pivô. Tanto que Tite buscou esses dois jogadores e não achou um com exatamente essas características. Vai usar atletas com Fred, Renato Augusto e até Phillipe Coutinho na primeira função, e priorizou centroavantes técnicos e mais baixos à frente.
Veja os 23 convocados por Tite para Copa do Mundo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.