Topo

Copa 2018

Antes da Copa 2018, Brasil é a seleção de maior alcance nas redes sociais

Facebook da seleção brasileira tem 11,8 milhões de seguidores - Reprodução
Facebook da seleção brasileira tem 11,8 milhões de seguidores Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL

15/05/2018 22h16

Pouco antes da Copa do Mundo da Rússia, que se inicia em 14 de junho, a seleção brasileira já tem um título para comemorar: o de campeã nas mídias sociais.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Segundo um estudo feito pela Ibope Repucom, que monitorou o número de seguidores nas quatro principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube), a seleção brasileira ultrapassou o número de 19 milhões de seguidores, sendo a única equipe nacional a atingir o feito.

Somente no Facebook, são mais de 11,8 milhões. Twitter e Instagram somam 4,2 milhões e 2,6 milhões, respectivamente. No YouTube, são 252 mil inscritos no canal oficial.

Nas cinco primeiras posições, estão o México (18,7 milhões), a Inglaterra (12,9 milhões de fãs), a França (12,5 milhões de inscritos) e Alemanha (com 11,5 milhões).

Este é o terceiro estudo feito sobre a popularidade das seleções. O segundo, feito em outubro de 2017, mostrava que Brasil e México tinham uma proximidade de 10 mil seguidores totais. Agora, a seleção brasileira tem mais de 300 mil de diferença.

O grande trunfo do Brasil é o Facebook, onde já tem 11,8 milhões de fãs. O mais próximo, os mexicanos, tem nesta rede social 11,2 milhões de curtidas. Atrás deles, está a Inglaterra, que vê todos de longe, tendo 6,9 milhões.

A equipe nacional que mais cresceu de uma pesquisa para outra foi a do Peru. Entre outubro de 2017 e maio de 2018, os peruanos cresceram 34% em sua base digital. Com isso, os peruanos ultrapassaram Bélgica e Japão, alcançando a 12ª posição do ranking.

Copa 2018