Na contramão da festa de 2014, Tite convoca seleção em evento sem holofote

A expectativa para a revelação da lista de jogadores para a Copa do Mundo, como sempre, é grande. Com a seleção de Tite em alta, o assunto dominou noticiário e esquentou os debates entre torcedores nos últimos dias. Ainda assim, a CBF não quer maiores holofotes para a convocação desta segunda-feira (14), na sede da entidade, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.
- Confira a tabela completa e o calendário de jogos
- Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário
Ao contrário de 2014, quando uma grande festa foi realizada em uma casa de espetáculos na zona sul carioca, o evento de 2018 promete ser discreto. No auditório da própria confederação, pouco mais de 200 jornalistas acompanharão a leitura da lista de 23 nomes de Tite.
A ideia era clara: evitar qualquer badalação exagerada. Uma estrutura especial será montada no saguão da CBF para o dia, mas nada tão suntuoso quanto os canhões de luz e o potente esquema sonoro de 2014, quando Luiz Felipe Scolari ocupou o enorme palco para revelar seus atletas.
Em uma confederação que busca cada vez mais discrição após os escândalos recentes que chegaram a afastar o ex-presidente Marco Polo Del Nero do futebol, o pensamento é tratar a convocação de segunda-feira como “mais um evento normal”. Uma mudança em relação às últimas convocações é o horário do anúncio de Tite. Realizada sempre às 11h, a divulgação da lista agora ocorrerá às 14h. Tudo por conta das dúvidas que tiram o sono do treinador há meses.
O comandante da seleção pediu aos chefes que “empurrassem” o máximo possível o horário. Após centenas de observações e alguns jogos neste fim de semana, Tite realizará reuniões com a comissão técnica desde as primeiras horas da segunda-feira para finalizar sua convocação.
“Não posso errar”, frisou Tite, em entrevista recente, ao ser questionado sobre a preocupação com a relação de nomes para a Rússia.
Não bastassem as dúvidas finais, no gol, na zaga, na lateral esquerda e no meio de campo, a seleção ainda ganhou uma dor de cabeça das maiores nos últimos dias. Daniel Alves foi cortado após lesão no ligamento cruzado do joelho direito e acirrou a disputa de Fagner, Danilo e Rafinha pelas duas vagas no setor. Tal definição só deverá ocorrer nas primeiras horas do dia da convocação.
Sem Dani, sem holofote e rechaçando qualquer badalação, Tite encerrará as dúvidas nesta segunda. Os convocados iniciam os trabalhos no próximo dia 21, na Granja Comary, em Teresópolis. Marcelo, Casemiro e Roberto Firmino, presentes na final da Liga dos Campeões da Europa no dia 26, se juntam ao grupo em Londres.
O Brasil fará dois amistosos preparativos na Europa – dia 3 de junho, contra a Croácia, e dia 10 de junho, contra a Áustria – antes do embarque definitivo para a Rússia. A estreia na Copa será dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.