Topo

Copa 2018

Com Del Nero banido, Caboclo vai chefiar delegação brasileira na Copa

Rogério Caboclo, futuro presidente da CBF, assiste ao treino da seleção brasileira no campo - Sandra Kelch/Kelch Photography/Divulgação
Rogério Caboclo, futuro presidente da CBF, assiste ao treino da seleção brasileira no campo
Imagem: Sandra Kelch/Kelch Photography/Divulgação

Pedro Ivo Almeida eRodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/05/2018 15h31

Atual diretor executivo da CBF e presidente eleito a partir de 2019, Rogério Caboclo irá chefiar a delegação da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia. Será a primeira vez na última década que a entidade não convidará algum dirigente de clube para a função – Andrés Sanchez, então presidente do Corinthians, e Vilson Andrade, então mandatário do Coritiba foram os chefes das delegações de 2010 e 2014, respectivamente.

Veja a lista dos 23 convocados da seleção para a Copa
Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Apesar disso, presidentes de clubes ocuparão a posição nas fases preparatórias do Mundial – José Carlos Peres, presidente do Santos, será o chefe na etapa da Granja Comary; Nelson Mufarrej, do Botafogo, assumirá na Inglaterra. Caboclo ocupará a função na Rússia.

“Nosso chefe de primeiro período será o Peres (presidente do Santos). Nelson Mufarrej (presidente do Botafogo) depois e Caboclo na nossa preparação já em Copa do Mundo”, disse o coordenador técnico da seleção, Edu Gaspar.

O último chefe de delegação sem ligação com clubes foi Marco Polo Del Nero, em 2006, quando era dirigente da Federação Paulista de Futebol. Del Nero elegeu-se presidente da CBF em 2014, mas foi banido pela Fifa de qualquer atividade relacionada a futebol, por ter seu nome citado em esquemas de corrupção investigados na entidade. Caboclo foi o nome apoiado e escolhido por Del Nero para sucedê-lo na confederação.

Confira os 23 jogadores convocados:

Goleiros
Alisson (Roma-ITA), Cássio (Corinthians-BRA) e Ederson (Manchester City-ING)

Laterais
Fagner (Corinthians-BRA), Danilo (Manchester City-ING), Marcelo (Real Madrid-ESP), Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP)

Zagueiros
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA), Miranda (Inter de Milão-ITA), Pedro Geromel (Grêmio-BRA)

Meio-campistas
Casemiro (Real Madrid-ESP), Fernandinho (Manchester City-ING), Paulinho (Barcelona-ESP), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN), Fred (Shakhtar Donetsk-UCR), Philippe Coutinho (Barcelona-ESP), Willian (Chelsea-ING)

Atacantes
Neymar (Paris Saint-Germain-FRA), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Douglas Costa (Juventus-ITA), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)

Copa 2018