Gabigol, Muralha... Do início de Tite à Copa, quem ficou pelo caminho?

Com uma base definida, Tite trará poucas novidades ao divulgar a lista final da seleção brasileira para a Copa do Mundo. Mais da metade dos presentes na relação desta segunda (14) já marca presença desde a primeira convocação. São nomes já gravados pelos torcedores. Alguns outros, no entanto, caíram no esquecimento e nem sequer são mais lembrados como opções para a equipe que buscará o hexa.
- Confira a tabela completa e o calendário de jogos
- Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário
Entre aqueles que se perderam no caminho, alguns se destacam, especialmente aqueles que estiveram na primeira lista e não passarão nem perto da relação mais importante. É o caso de Weverton, Rafael Carioca e Gabigol. Por motivos distintos, o titular do gol no ouro olímpico, o volante que joga atualmente no futebol mexicano e o jovem atacante do Santos abriram espaço para outros nomes.
No caso de Weverton, além da excelente fase de nomes como Éderson, Cássio, Neto e outros, pesou contra o ex-goleiro do Atlético-PR a tumultuada transferência para o Palmeiras. No Alviverde, apesar de ser aposta do diretor Alexandre Mattos, viu o técnico Roger Machado preferir Jailson, brigando com Fernando Prass para não ser o terceiro goleiro. A falta de ritmo no Palestra o afastou de vez da seleção brasileira.
Já Rafael Carioca viu uma queda acentuada no próprio clube onde atuava na época da primeira convocação. Após perder espaço no Atlético-MG, foi negociado com o Tigres (México) e saiu do radar de Tite. Ainda que tenha sido titular em boa parte dos jogos do time no título mexicano, não impressionou a comissão técnica de Tite, que nunca mais o chamou de volta.
Gabigol, por sua vez, acumulou mais que motivos técnicos para perder espaço com a amarelinha. Além do desempenho abaixo do esperado no Benfica e da queda na Europa, o jovem incomodou a comissão técnica por sua postura na primeira convocação – jogos contra Equador, em Quito, e Colômbia, em Manaus. Gabriel Barbosa não respondeu bem às orientações e mostrou irritação ao ser preterido para a entrada de Gabriel Jesus. Foi a senha para nunca mais regressar à lista.
Nos chamados seguintes de Tite, outros nomes que marcaram presença mais de uma vez se perderam com o tempo. Alex Muralha é um dos símbolos da queda de prestígio. Em alta, então, no Flamengo, foi negociado com o futebol japonês após um 2017 de inúmeras críticas. Ficou sem ambiente na Gávea e na seleção.
Diego Souza chegou a ter prestígio, mas se afastou da seleção ao não corresponder na função de centroavante. Outra aposta da comissão técnica, Jemerson decepcionou nos jogos finais de 2017 e não é mais mencionado nem entre os nomes observados por Tite.
No mesmo período, nomes como Neto, Cássio, Danilo, Alex Sandro, Arthur, Fred, Firmino, Anderson Talisca, William José e Douglas Costa passaram a sonhar com o Mundial. Nesta segunda (14), às 14h, na sede da CBF, Tite, enfim, revelará quem estará na Rússia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.