Topo

Copa 2018

Trauma com lesões e Copa chegando: o drama do maior artilheiro colombiano

Falcao García é o maior artilheiro da seleção colombiana - Aurelien Meunier/Getty Images
Falcao García é o maior artilheiro da seleção colombiana Imagem: Aurelien Meunier/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/05/2018 04h00

Todo cuidado é pouco quando o assunto é Falcao García. Maior artilheiro da história da Colômbia, o atacante do Monaco convive com lesões musculares neste ano que o deixam em alerta, assim como toda a seleção e seus torcedores. Afinal, às vésperas da Copa do Mundo na Rússia, é grande o temor que Falcao desfalque novamente a Colômbia em um Mundial, como aconteceu em 2014.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Em 2018, o atacante já sofreu quatro lesões, todas musculares. A mais grave foi em fevereiro, que o deixou afastado do time francês por cerca de 20 dias. Em março, ele conseguiu ficar o mês inteiro sem problemas físicos, levando esperança à comissão técnica colombiana.

Depois disso, porém, mais duas lesões musculares sem gravidade voltaram a acender o sinal de alerta. Falcao voltou a ser desfalque do Monaco na reta final do Francês. O problema não é grave e tudo indica que ele estará à disposição do técnico José Pekerman para os treinos visando a Copa.

No entanto, a sequência de problemas musculares preocupa os colombianos, já que o Mundial é um torneio de “tiro curto”. Se ele já sofreu quatro lesões neste ano, qual a chance de se tornar um problema também durante a Copa?

O grande receio é baseado no histórico de Falcao. Nos últimos dois anos e meio, ele ficou fora de jogos oficiais por culpa de lesão durante cerca de 280 dias, média de quase dois meses a cada semestre.

Esse cenário não leva em conta a pior lesão da carreira do atacante, justamente a que o tirou da Copa de 2014. Em janeiro daquele ano, o colombiano rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, problema que o deixou fora de combate até agosto.

Neste ano, Falcao tem apenas seis gols, somando as partidas por Monaco e seleção. O desempenho, porém, preocupa menos que seu estado físico. Como a Colômbia não esteve na Copa de 2010 e a lesão o atrapalhou em 2014, o atacante que já foi eleito o quinto melhor jogador do mundo em 2012 agora foca todos os esforços em poder disputar um Mundial.

Copa 2018