De Arthur a Willian José, "vaga coringa" é maior incógnita em lista de Tite

Cássio ou Neto? Filipe Luís ou Alex Sandro? Geromel, Rodrigo Caio ou Gil?
Na maioria das vagas abertas para a esperada lista de Tite, há disputas claras entre dois ou mais nomes de posição idênticas. Mas, entre as variáveis analisadas pelo treinador, existe uma vaga em que a disputa é bastante acirrada e faz com que ele quebre a cabeça: se fosse uma carta, é aquela que poderia ser chamada de coringa, que pode ser Arthur, Giuliano, Rodriguinho, Taison, Willian José... Todos jogadores com características bem diferentes entre si.
No sistema tático 4-1-4-1, há dois lugares no time para os meias. Paulinho e Renato Augusto são os titulares mais assíduos ao longo do trabalho de Tite, que recentemente afirmou alternativas importantes. Fernandinho, o volante reserva de Casemiro, também é habituado a essa função. Coutinho, o titular da ponta direita, também pode ser o meia, e assim permitir a Willian a titularidade e um time mais criativo e ofensivo.
Com essas duas novas opções afirmadas nos jogos de março, Tite ainda encaminhou nos treinamentos em Moscou e Berlim aquele que tudo indica estará na lista como reserva do setor. Trata-se de Fred, do Shakhtar-UCR e bastante cotado para uma transferência grande em breve. Versátil a ponto de jogar nas funções mais defensivas e nas mais ofensivas, é um nome provável entre os 23.
As credenciais de cada um dos concorrentes
Tite, então, se permite tratar essa vaga que resta para o grupo como coringa. A ideia é ter um jogador com características específicas, que possa oferecer algo diferente dos demais. Em março, o centroavante Willian José ganhou força dentro dessa linha de raciocínio, já que Firmino e Gabriel Jesus são jogadores de outro perfil. Só que a resposta do jogador aos treinamentos e ao ambiente da seleção deixaram o técnico em dúvida.
Em meio a isso, no Grêmio, Arthur ganhou protagonismo desde sua participação na lista do Brasil em novembro. Ganhou a Copa Libertadores, foi negociado com o Barcelona e, recuperado de lesão, fez jogos convincentes. Volante com capacidade de controlar o jogo, porém, ele é visto como um atleta similar a Fred. Não à toa, os dois estavam juntos na já citada relação de 24 jogadores que Tite fez em novembro. Nenhum dos rivais pela vaga coringa, porém, encanta mais o treinador da seleção que o garoto gremista.
A comissão do Brasil também analisa muito de perto as atuações de Giuliano na Turquia. Pelo Fenerbahce, o fato de jogar mais próximo do gol rival, e eventualmente até como ponta, deixaram Tite em dúvida, já que na seleção ele realizou algumas vezes a função de Paulinho, mais atrás e com a finalidade de infiltrar. Assíduo nas listas dos últimos dois anos, o ex-gremista tem sido um dos destaques do futebol turco com 15 gols na temporada.
A exemplo de Giuliano, o corintiano Rodriguinho é outro atleta visto por Tite como capaz de jogar mais recuado, como um segundo volante, ou mais avançado, próximo do centroavante. A seu favor, conta também o bom desempenho recente e o protagonismo em vitórias do Corinthians. O número de jogadores corintianos na lista, como mostrou o UOL Esporte, é fator avaliado pelo treinador.
Se quiser um nome ainda mais versátil, Tite certamente vai ponderar a presença de Taison no grupo de 23 jogadores. Ele corre por fora, é verdade, mas pode além de atuar pelas pontas também ser um meia-atacante de bastante mobilidade para jogar próximo do centroavante. A boa Liga dos Campeões com a camisa do Shakhtar também pesa positivamente.
Por essa extensa relação ainda passaram nomes como o palmeirense Lucas Lima, o gremista Luan, o "chinês" Oscar, o flamenguista Diego e, mais recentemente, Talisca, do futebol turco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.