Topo

Copa 2018

Lasmar prevê trabalho progressivo e espera Neymar pronto para jogar dia 3

Tiago Leme

De Paris, em colaboração para o UOL

12/05/2018 15h22

O médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, disse neste sábado que o atacante Neymar passará por um trabalho progressivo de recuperação de sua lesão no pé direito a partir desta semana, no PSG, e a expectativa é que esteja pronto para entrar em campo no primeiro amistoso de preparação para a Copa do Mundo, do dia 3 de junho, contra a Croácia. Ele está lesionado desde 25 de fevereiro, quando saiu de campo chorando em uma partida do Campeonato Francês, e passou por cirurgia exatos três meses antes da data prevista para seu retorno.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

"Ele não vai jogar esse final de semana. Ele começou a treinar no campo ainda de uma maneira leve e progressiva. Tem a necessidade de uma carga de trabalho que seja aumentada aos poucos. Isso será feito ao longo da próxima semana. Temos ainda a primeira semana de preparação na Granja Comary, depois vamos para Londres, temos ainda mais uma semana de preparação em Londres antes do primeiro amistoso. Expectativa é que ele esteja pronto para jogar o primeiro amistoso. Dentro dessa evolução das próximas duas, três semanas ele vai nos dar a resposta física", disse Lasmar, que foi a Paris, examinou o jogador e ainda relatou que o cronograma previsto no tratamento foi seguido à risca.

"Tudo foi totalmente dentro das nossas metas, tínhamos alguns objetivos, algumas etapas para vencer e elas foram sendo cumpridas dentro do nosso cronograma desde o início. Desde a primeira conversa que tivemos com ele seria avaliação de imagem com seis semanas e dez semanas, exatamente hoje (sábado). Em dez semanas a consolidação está muito bem, o jogador sem nenhuma queixa, e a partir de agora é voltar ao campo", contou.

Segundo Lasmar, Neymar se apresentará normalmente no dia 21 de maio na Granja Comary para iniciar a preparação para a Copa do Mundo de 2018. A carga que será aplicada ao jogador pela comissão técnica dependerá de futuras avaliações.

"Os exames de imagem que foram feitos hoje (sábado) mostraram uma consolidação, em estágio muito bom de evolução. A expectativa é a melhor possível. De todos os parâmetros, talvez esse fosse o último. Agora está liberado para o campo, começando a fazer um trabalho progressivo", disse.

'Ainda não está treinando totalmente junto com o grupo. A nossa expectativa é que ao longo dessa semana ele aumente a carga de trabalho e quando se apresentar na próxima segunda-feira na Granja Comary junto com os outros jogadores esteja à disposição do Tite. O Neymar especificamente é só a própria evolução física e será avaliado quando chegar no Brasil (...) ele já está bem mais confiante do que estava semana passada. Do ponto de vista de segurança e recuperação física a última semana foi de uma evolução muito maior do que nas anteriores, porque ele teve condição de começar a trabalhar fisicamente", completou.

O Brasil enfrenta a Croácia em 3 de junho, em Alfield, na Inglaterra, e depois volta a campo contra a Áustria, no dia 10 de junho, em Viena. A estreia na Copa do Mundo da Rússia será em 17 de junho contra a Suíça.

Copa 2018