Topo

Copa 2018

Rússia barra da Copa do Mundo jornalista alemão especializado em antidoping

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Thomas Escritt

Da Reuters, em Berlim

11/05/2018 18h09

A Rússia recusou o credenciamento da Copa do Mundo para um jornalista especializado em investigações de doping ilegal que a emissora pública alemã pediu para incluir em sua equipe de cobertura da próxima Copa, disse a própria emissora nesta sexta-feira.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

A televisão alemã ARD esperava mandar seu repórter esportivo investigativo Hajo Seppelt, depois que o esporte russo foi abalado por uma série de escândalos envolvendo seus atletas usando drogas para aumentar a performance em eventos esportivos internacionais.

A emissora disse que Seppelt foi declarado persona non grata, barrado de entrar na Rússia, em resposta ao seu pedido para credenciar o jornalista, que fez reportagens sobre escândalos de doping na Alemanha, na China e no Quênia, assim como na Rússia.

A recusa do credenciamento para cobrir um importante evento esportivo foi "único na história do jornalismo esportivo da ARD", declarou a emissora, descrevendo a recusa como uma "violação inaudita da liberdade de imprensa".

O Comitê de Organização da Copa do Mundo na Rússia e o Ministério de Relações Exteriores russo não responderam imediatamente aos pedidos da Reuters por comentários.

A Copa do Mundo sediada na Rússia começa no mês que vem, após uma série de escândalos de doping nos últimos anos que levaram vários atletas russos a serem impedidos de competir em grandes eventos internacionais e a suspensão de várias federações esportivas russas.

Copa 2018