Topo

Copa 2018

Romário dá conselho para Gabriel Jesus brilhar na Copa: "Transar bastante"

Pedro Ladeira/Folhapress
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

09/05/2018 19h17

Romário entende bem de Copa do Mundo. Tetracampeão com a seleção brasileira em 1994, o Baixinho aproveitou para dar um conselho inusitado a Gabriel Jesus nesta quarta-feira (9): se o garoto quiser fazer bons jogos no torneio, precisa "transar bastante".

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

"Transar bastante é uma das minhas dicas, assim como aproveitar o máximo que puder nos dias de folga e, claro, se concentrar nos dias dos jogos e durante as partidas. Entender que a oportunidade seguinte será sempre a última, ou seja, faça o gol porque talvez outra oportunidade não apareça", disse o ex-jogador ao jornal Lance.

Ao contrário de Romário, que foi a grande referência ofensiva da seleção brasileira em 1994, Gabriel Jesus ainda não sabe se será titular – ele disputa a vaga com Roberto Firmino, do Liverpool. Mesmo se for o escolhido de Tite, é inevitável que seja coadjuvante de Neymar.

"Não sou muito de dar conselhos, mas acredito que ele tenha bastante consciência do seu futebol e do que representa para a seleção. Ele tem que chegar na Copa do Mundo e fazer gol. Isso é o que importa", acrescentou o Baixinho na mesma entrevista.

A seleção brasileira não conquista o Mundial desde 2002, de modo que o jejum já dura 16 anos. Apesar de ser uma pressão extra ao time atual, no entanto, o período sem títulos não é maior que os 24 anos entre as Copas do Mundo de 1970 e 1994.

"Não sei se pesa para o jogador, para mim nunca pesou. (...) Em nenhum momento eu entrei com esse peso, nem mesmo na Copa de 1994. Mas é bom que o Brasil possa ganhar logo para a gente não deixar outras seleções chegarem perto", disse Romário, referindo-se ao pentacampeonato da seleção – se a Alemanha for campeã em 2018, se igualará ao Brasil em número de títulos (a Itália não pode fazê-lo por estar fora da disputa).

Copa 2018