Topo

Copa 2018

Conheça o bar onde técnico da Islândia explica o time horas antes de jogos

Alexandre Sinato

Do UOL, em São Paulo

06/05/2018 04h00

Imagine Tite ir até um bar nos arredores do Maracanã horas antes de a seleção brasileira disputar uma partida decisiva das eliminatórias para a Copa do Mundo. Nesse bar, ele explica como o time vai jogar e dá detalhes de sua estratégia. A cena parece impossível de acontecer no Brasil, mas já virou um costume na Islândia. Um pub tradicional é o palco do inusitado encontro entre torcedores e técnico momentos antes das partidas.

“Somos o mais antigo e respeitado pub esportivo da Islândia. Ficamos muito perto do estádio Laugardalsvollur e os torcedores sempre se encontram aqui antes dos jogos. E o nosso técnico Heimir Hallgrimsson vem aqui antes de cada partida em casa, pouco antes de o jogo começar”, explica ao UOL Esporte Jón Jónsson, dono do estabelecimento.

Foi nesse pub que Hallgrimsson esteve acompanhado de cerca de 600 torcedores em outubro do ano passado, antes de comandar a Islândia na vitória por 2 a 0 sobre Kosovo, resultado que classificou o país pela primeira vez na história à Copa do Mundo.

“Aquele dia foi realmente incrível. O pub estava mais do que lotado”, recorda Jónsson.

Para que esse costume continue dando certo, existe uma regra de ouro: ninguém pode tirar fotos ou fazer vídeos do encontro com o técnico antes do jogo. E todos respeitam isso. Os torcedores que costumam ir ao pub fazem parte de uma torcida organizada da seleção islandesa.

“Quando Hallgrimsson vem aqui, é totalmente proibido tirar fotos. Ele explica para centenas de torcedores qual será a estratégia da equipe no jogo, mostra um vídeo com detalhes e ensina como pretende explorar as fraquezas do adversário, além de revelar a escalação do time”, descreve o dono do pub.

O local tem vários telões e toda semana mostra o máximo de jogos que cabe em sua programação. Também há um palco para shows ao vivo e mesas de sinuca. Nos últimos anos, porém, nada supera o ambiente que antecede as partidas de futebol da Islândia.

“Quando a Islândia joga em casa é sempre muito especial aqui no pub. Fica uma atmosfera de Carnaval no ar”, diz Jónsson, que se diz fã da seleção brasileira e até sonha com um duelo contra o time de Tite na Copa do Mundo na Rússia.

Como a Islândia está no grupo D, ao lado de Argentina, Croácia e Nigéria, um eventual encontro com o Brasil aconteceria na semifinal. Para isso, a equipe de Hallgrimsson teria que ir ainda mais longe do que foi na última Eurocopa, quando se tornou a grande surpresa do torneio. Na campanha da Copa, no entanto, técnico e torcedores da Islândia não poderão se encontrar antes das partidas. A menos que achem um bar novo em território russo.

Copa 2018