Voluntários entram na mira da Rússia por temor a atos terroristas na Copa

Além de passar pelas etapas definidas pela Fifa para trabalhar na Copa do Mundo da Rússia, os voluntários selecionados para o torneio terão uma fase extra neste ano. E a maioria talvez nem saiba, mas eles já estão sendo investigados pelas autoridades russas. O principal objetivo é identificar possíveis conexões com atividades terroristas.
São esperados cerca de 15 mil voluntários no Mundial na Rússia. Como acontece geralmente, eles atuam no auxílio a torcedores (dentro e fora dos estádios), à imprensa e em outras áreas de hospitalidade, incluindo aeroportos, por exemplo. O limite para inscrição no processo seletivo foi dezembro de 2016.
Para se candidatar, bastava ter mais de 18 anos, falar inglês e mostrar efetivas habilidades de trabalho em grupo. Ter experiência anterior em voluntariado era um diferencial. Ou seja, com filtros tão abrangentes, uma grande parcela da população mundial estava apta a se candidatar. Assim, o cuidado dos russos em termos de segurança se tornou ainda maior.
“Nós montamos o centro de informação do futebol russo e centros de controle e comando regionais. Agências policiais e ligadas ao futebol estão analisando dados de grupos de risco, e por isso estamos checando os voluntários, principalmente em possíveis ligações com atividades terroristas”, justificou Igor Zubov, vice-ministro do Interior, segundo a TASS, agência de notícias do governo russo.
Além desse serviço de inteligência, diferentes departamentos de segurança do país serão divididos de acordo com responsabilidades específicas durante a Copa. Zonas de segurança foram definidas, assim como medidas extras.
Por exemplo, em determinadas áreas, há rigorosas restrições a trânsito de veículos, voos de drones e eventos públicos.
“Tenho certeza que com as medidas que tomamos garantiremos um nível adequado de segurança, o que será um marco importante no fortalecimento da segurança, da ordem e da lei”, continuou Zubov.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.