Hits alternativos da Copa: Veja as melhores (e piores) músicas 'oficiais'
A Copa do Mundo da Rússia está chegando, e todo artista que se preze já fez o seu "hit oficial" do torneio. Não, nenhuma das músicas a seguir é a oficial, mas todas dizem ser. Com vocês, a Parada de Sucessos Caseiros da Copa: quais são os melhores e piores?
O clipe com 8,3 milhões de visualizações
Apesar de estar em um perfil verificado e ter a marca d'água da Fifa, esta não é música oficial da Copa. É apenas um clipe bem editado da faixa "Highlife", de Frank Pierce & Drop Science, com imagens da Rússia e de lances da Copa de 2014. Mas a ansiedade é tanta que o vídeo já teve mais de oito milhões de visualizações no Youtube.
Festa na piscina
"Acende a churrasqueira e pede um danone que o Brasil vai jogar". O cantor Diorley Gomes reuniu a banda e os amigos ao redor de uma piscina para apresentar o seu "clipe oficial da Copa do Mundo de 2018". O resultado é imperdível: no lugar de imagens da seleção, os caras mostraram lances do Brusque jogando de camisa amarela. O vídeo tem oferecimento da página Legado da Copa, participações especiais de Hulk Magrelo e Tiririca BG e inclui até erros de gravação no fim.
"Copa do Mundo aí eu vou"
Representando a música eletrônica, este clipe apostou em um refrão cheio de autotune na base do "Ôôôôô". Para rimar com tanto "ô", a letra diz: "Toca a bola pro Neymar que a gente já ganhou / Ôôôôô / Tite tá no comando, a gente disparou / Ôôôôô / Copa do Mundo aí eu vou / Ôôôôô".
Funk do Neymar
Uma homenagem especial para motivar o craque brasileiro antes da Copa de 2018. A música conta toda a história de Neymar, do início na Portuguesa Santista até o PSG: "O moleque lança moda, todo mundo é fã / Está comendo a bola no Paris Saint-Germain".
"Dia de Festa"
Esta aqui é um sertanejo universitário sobre o maior desejo dos brasileiros durante a Copa: comemorar as vitórias da seleção com muita cerveja e churrasco. Deve ser por isso que uma latinha aparece em primeiro plano no vídeo.
"É Hexa"
O baiano Raimundo Lima gravou no estúdio a sua composição sobre a Copa do Mundo de 2018. Com muito otimismo e em clima de micareta, a música crava o hexacampeonato do Brasil ao ritmo de Chiclete com Banana.
"Arriba Brasil"
"Um hino em homenagem à seleção brasileira para a Copa do Mundo 2018 e também a Ary Barroso, ilustre compositor de aquarela do Brasil". Assim o compositor Mario Vieira descreveu a sua canção "Arriba, Arriba Brasil".
"Canarinho e Cossacou"
Dedim Gouveia, o "rei do xote no Brasil", usou um cenário curioso para o videoclipe da sua música da Copa 2018. Ao que parece, ele e os figurantes estão dentro de uma loja de roupas, dançando forró no meio de um monte de cabides. Mas a letra é criativa e tem um refrão bem pegajoso: "É gol, é gol, é gol / A rede vai balançar / Vamos sacudir Moscou".
"A Bola"
Com uma pegada bem MPB, os compositores Luciano Alves Lio e Woodyh Oliveira gravaram esta homenagem à Copa do Mundo. No lugar de um clipe, eles preferiram fazer um "slide" das fotos que estavam no ceular - uma delas chega a estar com um filtro do Snapchat.
Reggaeton argentino
O cantor argentino Alcides não ficou para trás e também lançou a sua música da Copa exaltando a seleção albiceleste. Assim como os brasileiros, ele está bastante otimista: "Hasta la Copa de Rusia no para / Argentina, Argentina, Argentina campeón".
Despacito da Argentina
Mais do que hits caseiros, os argentinos são especialistas em criar hinos de arquibancadas, como o famoso "Brasil, Decime Que Se Siente" em 2014. Desta vez, um grupo de torcedores inventou esta paródia de "Despacito" que promete ser a "música oficial" dos hermanos na Rússia:
BÔNUS: Copa 2014
Quando se fala de sucessos alternativos da Copa, impossível não se lembrar destes dois clipes que sacudiram a internet em 2014. O vídeo acima ajudou Inês Brasil a alcançar o status de "rainha dos memes". E a performance de MC Champions é lembrada até hoje como um exemplo de como fazer a música do Mundial:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.