Topo

Copa 2018

Patrocínio da Nike atrapalha preparação da Inglaterra com bola da Copa

Gareth Southgate, técnico da Inglaterra, comanda sua seleção - Julian Finney/Getty Images
Gareth Southgate, técnico da Inglaterra, comanda sua seleção Imagem: Julian Finney/Getty Images

Da Reuters

27/03/2018 10h52

A Inglaterra pode disputar só uma das três partidas de preparação restantes para a Copa do Mundo com a bola oficial do torneio devido ao compromisso de longo prazo assinado pela federação de futebol do país com a Nike. A informação foi publicada nesta terça-feira (27) pelo jornal "Times".

Várias nações participantes do Mundial, como Alemanha e Espanha, jogaram amistosos com a bola Adidas Telstar, que será usada no Mundial da Rússia em junho e julho.

Mas a seleção do técnico Gareth Southgate usará a bola Nike Ordem V no amistoso com a Itália, em Wembley, nesta terça-feira, em função do contrato da associação inglesa com a empresa norte-americana, que vai até 2030.

O "Times" diz que a bola Ordem V também será usada no próximo compromisso da Inglaterra - um jogo contra a Nigéria no dia 2 de junho -, mas que a Nike permitiu que a associação inglesa teste a bola da Adidas no último amistoso antes do Mundial, contra a Costa Rica, dia 7 de junho.

Essa será a única chance que o time terá de jogar com a bola da Copa do Mundo antes de sua partida de estreia na competição contra a Tunísia, em Volgogrado, no dia 18 de junho.

Para mitigar qualquer possível desvantagem, Southgate permitiu que seus jogadores tenham tanto contato quanto possível com a bola da Adidas nos treinos.

A diferença entre bolas muitas vezes tem mais impacto para os goleiros, que precisam de tempo para se adaptar à sua velocidade.

O goleiro espanhol David de Gea já criticou a bola da Copa depois do empate de 1 x 1 de sua seleção com a Alemanha na semana passada, dizendo que ela é difícil de segurar por ser coberta por um plástico protetor.

O Panamá e a Bélgica são os outros adversários da Inglaterra no Grupo G na Rússia.

Copa 2018