Topo

Copa 2018

Drogba já foi "psicólogo" de Salah e aposta nele como uma estrela da Copa

Drogba e Salah foram companheiros de Chelsea quando o egípcio começava a carreira - Paul Gilham/Getty Images
Drogba e Salah foram companheiros de Chelsea quando o egípcio começava a carreira Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/03/2018 04h00

Hoje artilheiro isolado do bilionário Campeonato Inglês, o egípcio Mohamed Salah vive a melhor fase de sua carreira. Há três anos, no entanto, o cenário era bem diferente. Com a confiança abalada e mostrando insegurança, Salah precisou de ajuda. Para sua sorte, contou com outro africano especialista em colocar as bolas nas redes: Didier Drogba.

O experiente marfinense foi quase um psicólogo para Salah. Na temporada 2014/2015, Drogba era ídolo do Chelsea e voltava ao clube londrino após passagens por Galatasaray, da Turquia, e Shangai Shenhua, da China. Veterano, viu o jovem egípcio na reserva do Chelsea sem saber o que fazer.

“Teve uma época em que ele me mandava mensagens dizendo: ‘eu não consigo fazer gols e não sei por quê’. Eu disse: ‘escute, é só uma questão de tempo e de confiança. Quando você estiver confiante tudo vai acontecer’”, recordou Drogba em entrevista recente.

Salah ficou cerca de um ano no Chelsea sem ter uma sequência de jogos. Por isso, foi emprestado para a Fiorentina e depois para a Roma, clube que depois o contratou em definitivo. Foi na capital romana que a confiança apontada por Drogba apareceu e o egípcio começou a despontar no futebol europeu.

Agora como principal referência ofensiva do Liverpool, Salah tem 28 gols no Inglês e totaliza 36 na temporada. Drogba, por sua vez, foi de conselheiro a fã do atacante egípcio. E aposta nele como uma das estrelas da Copa do Mundo na Rússia.

“Salah sozinho não pode ganhar a Copa, mas se todos seus companheiros fizerem um trabalho à altura do que todos no continente esperam deles, Salah pode ser uma das estrelas da Copa”, apontou o marfinense.

“Ele é imprevisível e muito rápido. Também ficou mais forte. Agora eu o vejo fazendo gols facilmente e se tornando um líder do time. Deu para ver isso nos jogos do Egito e também pelo Liverpool”, analisou Drogba.

Pela seleção, Salah foi o artilheiro das eliminatórias africanas com cinco gols, empatado com Préjuce Nakoulma, de Burkina Faso. Na tentativa de classificar o Egito à Copa no Brasil, em 2014, ele fez seis gols em oito partidas. No total com a camisa egípcia, são 32 gols e 18 assistências em 56 jogos. Motivos de sobra para a empolgação de Drogba.

Copa 2018