Topo

Copa 2018

Seleção belga cancela parceria de Copa com rapper após acusação de machismo

Reputação machista do rapper Damso implodiu projeto de música oficial da seleção belga - Reprodução
Reputação machista do rapper Damso implodiu projeto de música oficial da seleção belga Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/03/2018 17h03

A Real Associação de Futebol da Bélgica cancelou a colaboração com o rapper Damso na produção de uma música oficial da seleção do país para a Copa do Mundo. O anúncio do “acordo mútuo de rompimento” aconteceu na última sexta-feira, depois de uma série de acusações de machismo em relação ao teor das letras do artista.

Damso iria compor a música oficial da seleção de Hazard e De Bruyne, mas foi alvo de severas críticas por parte de grupos femininas, políticos e empresas do país. O rapper foi acusado de sexismo em letras de trabalhos recentes.

"Nós desejamos pedir desculpas especialmente a aqueles que se sentiram ofendidos, discriminados ou diminuídos pela escolha do artista em questão", manifestou a entidade belga em comunicado oficial.

O rapper em questão já havia lidado como um episódio de polêmica em 2015, em que descrevia um ato sexual com uma mulher muçulmana. O rapper não se pronunciou ainda sobre o cancelamento de seu projeto para a seleção belga.

Com um dos elencos mais fortes da atualidade, a Bélgica é cabeça-de-chave do grupo G na Copa do Mundo. Na primeira fase, a equipe enfrenta Panamá, Tunísia e Inglaterra. 

Copa 2018