México também tem direito a sonhar com título na Copa 2018, diz Osorio
O México jamais conseguiu ir além das quartas de final em uma Copa do Mundo, feito alcançado nos Mundiais de 1970 e 1986 – ambos em casa. Pior: nas últimas seis edições da competição, caiu nas oitavas de final. No entanto, a equipe pode sonhar com o título na Copa de 2018, na Rússia.
Pelo menos é o que acredita Juan Carlos Osorio, técnico da seleção mexicana. Em entrevista ao jornal Récord publicada nesta terça-feira, o treinador colombiano que comandou o São Paulo em 2015 afirmou que sua equipe é candidata à taça, assim como todas as outras 31 seleções classificadas.
“Temos o mesmo direito de ser campeões que qualquer nação. Tudo bem se a gente se atrever a pensar assim, mas é melhor ainda dar 100% para chegar a esta condição. É aí onde queremos ver o compromisso de nossos jogadores”, disse Osorio.
Para poder fazer frente às principais seleções do mundo em 2018, a seleção mexicana aposta em duas abordagens. Além da preparação da comissão técnica com dados dos rivais, confia na preparação psicológica do elenco.
“Temos um especialista como Imanol (Ibarrondo, coach), e todos têm acesso a documentos que fortalecem esta parte. Na questão esportiva, temos a volta de Pompilio (Páez, assistente técnico). Eles irão para a Turquia para acompanhar de perto três partidas da Coreia do Sul”, disse o técnico, em referência a um de seus rivais do Grupo F – a chave tem ainda Alemanha e Suécia.
Com tudo isso, será que é possível condicionar o psicológico da equipe para a competição? Para Osorio, sim.
“Os jogadores, através de partidas de alto nível, perceberam que podem competir em alto nível. É reconfortante que possam se sentir desta maneira e que possam contagiar os demais”, disse o colombiano. “Mas precisamos também que os demais compitam e vivam assim, para que tenhamos a melhor seleção. É muito positivo, e creio que os jogadores têm a capacidade de competir contra qualquer rival”, acrescentou.
O México estreia no Grupo F contra a Alemanha, no dia 17. Depois, encara a Coreia do Sul no dia 23 e a Suécia no dia 27.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.