Topo

Copa 2018

Neymar quebra jejum, mas perde pênalti e repete discussões em campo

Neymar fica caído em jogo entre Brasil e Japão na França - Clive Rose/Getty Images
Neymar fica caído em jogo entre Brasil e Japão na França Imagem: Clive Rose/Getty Images

João Henrique Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Lille (França)

10/11/2017 11h57

O cenário era, enfim, favorável para Neymar na França. Amistoso da seleção brasileira, torcida a favor e nenhuma promessa de polêmica no ambiente para o duelo com o Japão, em Lille. O camisa 10 ainda marcou o primeiro gol e quebrou um jejum que já durava mais de sete meses com a camisa amarela. Ainda assim, o craque repetiu cenas de problemas e desgaste em campo.

Tudo ia bem até Neymar cobrar o pênalti para fazer 1 a 0 logo aos nove minutos. Pouco tempo depois, nova penalidade e chance para balançar as redes. Mas o jogador desperdiçou a cobrança.

Na sequência, uma versão de Neymar que Tite luta para manter longe da seleção: discussões com adversários, pequenas polêmicas e cartão após tentar agredir um rival.

O clima com os japoneses ficou longe de amistoso ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Neymar foi desarmado por um adversário próximo à bandeirinha de escanteio, não gostou e fez falta no lance. No complemento da disputa, tentou acertar um soco no atleta nipônico.

E se na etapa inicial a equipe de arbitragem usou o recurso de vídeo para marcar o pênalti que fez Neymar balançar as redes, desta vez a tecnologia entrou em campo para punir o camisa 10. Após checar o vídeo e ver a agressão, o juiz deu cartão amarelo para o atacante brasileiro.

Na segunda metade da etapa final, Neymar deixou o campo para a entrada de Douglas Costa. Tite queria testar o ataque e fazer possíveis correções em campo. Mas o treinador percebeu que também precisará reparar questões com o camisa 10 em campo. Se pelo lado técnico o gol voltou a aparecer, a questão comportamental segue problemática.

Copa 2018